Geral

Colombo peregrina na pré-campanha

EX-GOVERNADOR PERCORREU MUNICÍPIOS COMO CONCÓRDIA E TREZE TÍLIAS NESTA SEMANA

Ele é um dos dois nomes à Câmara Federal por Lages (o outro é o professor Artur Rodrigues), mas Raimundo Colombo, pela capilaridade do trabalho enquanto governador, tem horizontes mais amplos para buscar votos. É por causa disso que, na condição de pré-candidato, tem intensificado a peregrinação. Nesta semana os contatos iniciaram por Concórdia, onde proferiu palestra durante um jantar na ACIC – Associação Comercial e Industrial de Concórdia.

“Foi mais uma oportunidade para ouvir as explanações de um político com trajetória de destaque no cenário catarinense” apontou o noticiário da própria assessoria da ACIC sobre a presença de Colombo sendo recepcionado pelo presidente Claudiomiro Vieira, demais membros da diretoria e lideranças empresariais.

DA DIRETORIA DA ACIC

O 1° vice-presidente da ACIC, Roberto Canesso, enaltece a trajetória de Colombo. “O ex-governador tem um legado de grandes obras, investimentos e serviços prestados à comunidade regional. Ele foi governador por dois mandatos e deixou sua marca. Para nós, da ACIC, foi motivo de orgulho ouvir suas propostas, trocar ideias e apresentar as principais demandas de nossa região. Estamos muito satisfeitos com suas explanações”.

AGENDA EM TREZE TÍLIAS

Nas incursões que segue fazendo pelo Meio Oeste e Oeste Catarinense, Colombo esteve em Treze Tílias. Na condição de ex-governador ele tem aberto espaços para revivar na memória do catarinense aquilo que conseguiu entregar na gestão de dois mandatos. Além dos contatos no município, Colombo fez uma das coisas que mais gosta, uma boa prosa na Rádio Tropical FM.

O ex-governador nos estúdios da Rádio Tropical FM em Treze Tílias integrando a agenda da peregrinação pelo Meio Oeste e Oeste de SC.

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Itajaí: Merísio acompanha Lula

PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR PELO AGRUPAMENTO DE CENTRO ESQUERDA NO ESTADO PARTICIPA DA AGENDA DO PRESIDENTE

Uma agenda estava prevista para Lages nesta sexta-feira, 26, da Caravana da chapa do Campo Democrático que reúne siglas de centro esquerda em Santa Catarina. A programação com o Presidente Lula adiou o evento daqui que foi realizado em São Miguel D’Oeste (dia 25) e deve acontecer neste sábado (27) em Blumenau.

E durante a agenda de Lula em Itajaí quem se integrou ao grupo de autoridades foi o pré-candidato a governador, Gelson Merísio (PSB), com sua pré a vice, Angela Albino (PDT). Os dois prés ao Senado, Afrânio Boppré e Décio Lima também acompanharam o roteiro.

Deputado Uczai com Angela Albino, Merísio e Décio Lima na agenda de Itajaí com Lula

AGENDA EM LAGES

Embora não seja uma agenda oficial de pré-campanha, depois de se integrar à Caravana de Blumenau no período da tarde de sábado, 27, Gelson Merísio tem no roteiro uma passagem por Lages. A programação aqui é para prestigiar um evento da deputada Luciane Carminatti.

Deputada Luciane Carminatti (em primeiro plano) na agenda em Itajaí com Lula e previsão de estar com Merísio em Lages neste sábado, 27

Compartilhe
Continue Reading
Geral

SC: Espumante Pericó batiza navio

GARRAFA PRODUZIDA NA VINÍCOLA DE SÃO JOAQUIM BATIZA FRAGATA EM AGENDA DE LULA NA CIDADE DE ITAJAÍ

O presidente Lula chegou a Itajaí pouco depois da metade da manhã de sexta-feira, 26. Ele veio acompanhar o batismo da Fragata Cunha Moreira (F202). E embarcação integra o Programa Fragatas Classe Tamandaré, constituindo-se um estratégico para a recomposição do Núcleo do Poder Naval da Marinha do Brasil.

SOBRE ISSO

Tal iniciativa tem investimentos estimados em R$ 13,9 bilhões entre 2019 e 2030, sendo que o Programa Fragatas Classe Tamandaré deverá gerar cerca de 23 mil empregos — sendo 2 mil diretos, 6 mil indiretos e 15 mil induzidos — ao longo de sua execução. Atualmente, o programa apresenta execução física de 76% e já entregou à Marinha a Fragata “Tamandaré”, em agosto de 2024, e a Fragata “Jerônimo de Albuquerque”, em agosto de 2025 e a Fragata Cunha Moreira neste 26 de junho de 2026.

DA SERRA DE SC

Fogos de artifício nas cores verde, azul e amarelo marcaram o céu de Itajaí com um item que remete à Serra Catarinense integrando a solenidadeTrata-se de uma garrafa de espumante da Vinícola Pericó utilizada no simbolismo de quebra no casco da referida fragata. A tarefa da quebra da garrafa coube à madrinha da fragata Marcella Olsen, esposa do comandante-geral da Marinha, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

A madrinha recebeu uma réplica (outra garrafa) daquela que foi quebrada no casco da fragata como recordação do ato realizado em Itajaí.

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Os dados da Festa do Pinhão 2026

TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS INTEGRARÃO O RELATÓRIO DA EDIÇÃO DESTE ANO DO EVENTO

Embora as coletivas à imprensa da prefeita Carmen Zanotto tenham virado uma espécie de comício, onde ela leva seu alto escalão, comissionados em geral e convida as forças vivas da cidade, transformando o que poderia ser uma sequência de perguntas em palestra, está na agenda da segunda-feira, 29, algo nesse sentido. Trata-se da ‘coletiva’ da edição deste ano da Festa do Pinhão. Mais que responder perguntas, que é o sentido da coletiva, haverá a apresentação de dados de gastos e aportes, além de números que nortearam o maior evento de Lages.

ABSOLUTAMENTE OPORTUNO

Embora o formato de entrega dos dados fuja do sentido de coletiva à imprensa, a iniciativa da prefeitura é absolutamente oportuna. Será a oportunidade da prefeita Carmen Zanotto e o presidente da CCO, Samuel Ramos, detalharem gastos com Sapecada da Canção, cachês de artistas locais e gaúchos (Baitaca, Borghetti, etc), divulgação, ornamentação do parque, segurança e estrutura em geral.

E…

Ao mesmo tempo se conhecerá o montante de valores arrecadados como os R$ 2 milhões do Governo do Estado, outros R$ 300 mil da Bally, aqueles pouco mais de R$ 400 mil da AME, talvez o ISS que essa empresa aportou nos cofres municipais, assim como outras receitas de patrocínio como da Havan. Considerando a repercussão e retorno para a cidade, nesse modelo de festa, um gasto público (pode chamar de investimento) de até uns R$ 2 milhões estará absolutamente dentro da curva.

O aporte mais robusto para ajudar na realização da Festa do Pinhão veio do Governo do Estado com cifra que totalizou R$ 2 milhões

REGISTRE-SE QUE…

O comércio informou – em release divulgado pela prefeitura – que houve um incremento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Se o ano passado registrou aumento de 20% nas vendas, logo os 15% a mais em 2026 significam um faturamento de 35% a mais que em dias normais. Conversando com dois empresários do setor hoteleiro, eles apontaram que chegaram a 100% de ocupação no feriado. “Esse é o modelo ideal”, nos disse um hoteleiro, comparando com a ‘quermesse’ de 2025 que não trouxe quantitativo expressivo de visitantes a Lages.

MODELO COM CDL E ACIL

A coletiva à imprensa da segunda-feira, 29, será oportuna também para conhecer detalhes no modelo que agregou a CDL e Acil como correalizadoras. Qualquer gasto no Recanto do Pinhão, por exemplo, aparecia como destino do valor a CDL de Lages. Essa dinâmica significou a arrecadação direta à entidade que, por contrato de parceria celebrado, ajudou no evento. Da mesma forma, a arrecadação de espaços do parque, via Acil, permitiu arrecadar valores também robustos. Na coletiva será detalhado como parte de tal arrecadação ajudou a custear despesas do evento.

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Não dito no parlamento da paróquia

NÃO DEU NA CLUBE, MAS… – Vereador Gabriel Córdova, o quarto mais votado, integrando agora o mesmo Republicanos da prefeita Carmen Zanotto teria se colocado no radar para presidir o legislativo lageano a partir do ano que vem. Embora o critério não seja a maior quantidade de votos (até porque o atual presidente Batalha só somou mais votos que dois dos eleitos), caso votação expressiva seja considerada, tem gente na fila antes de Gabriel…

– É até deselegante antecipar o debate, vereador. Mas se quiser comparar votação…

– Te avisei, Gabriel. Até mesmo porque tem nós do PL…

TEM QUEM TENHA VONTADE

DE VOLTAR À PRESIDÊNCIA…

– Uma de vocês vira presidente ano que vem e eu no último ano. Quem duvida que depois a gente não esteja todos juntos?!

– Venha vindo, Freitinhas!

P. S.

Os diálogos, naturalmente, não aconteceram no contexto acima. Até porque quem dá as cartas no Legislativo é o Executivo, pelo menos em relação à base de sustenção da gestão!

Compartilhe
Continue Reading