Geral

Espetáculo do frio em Urubici

REGISTROS DA MSM IMAGENS AÉREAS APRESENTAM CONTRASTE DAS BAIXAS TEMPERATURAS E DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO QUE MAIS ATRAI VISITANTES NA SERRA

Nenhum outro município na Serra Catarinense atrai tantos turistas neste período de baixas temperaturas quanto Urubici. A estrutura de hospedagem, com hotéis e pousadas, além de uma gastronomia diferenciada com pratos sofisticados que agradam os mais exigentes paladares, tudo isso aliada à paisagem com pontos turísticos exuberantes, constituem-se fatores que transformam Urubici na cidade queridinha do inverno de catarinenses e brasileiros.

PAISAGEM SEM IGUAL

É nesse contexto de atrair especialmente visitantes do litoral catarinense (mas também de outras partes do País) que Marlon Sá Molin madrugou numa das manhãs geladas desta semana, para mostrar o que é possível vivenciar em Urubici. O drone da MSM Imagens Aéreas captou vários registros e compartilhamos dois deles com quem frequenta a página.

Lá na descida do desfiladeiro está Marlon Sá Molin operando o drone que captou esse registro do cotnraste da geada com os pinheirais em um dos caminhos para acesso às hospedarias em locais próximos à área urbana de Urubici…

E um dos aparelhos de visitação turística é este situado logo na saída de Urubici em direção a São Joaquim – pela SC-110 – cujo contraste do gelo e da paisagem natural forma esse belo contraste!

Fotos exclusivas da MSM Imagens Aéreas – Urubici/SC – Inverno de 2026

(Imagens e trabalhos para fins comerciais contacte a MSM nas redes sociais)

Compartilhe
Continue Reading
Geral

João Rodrigues ‘espeta’ Jorginho

DEPOIS DA VIAMAR, PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR PELO PSD APONTA QUE SÓ FALTA JORGINHO LANÇAR AGORA FOGUETE

Quarenta dias nos afastam da homologação de candidaturas e coligações para a disputa eleitoral deste ano, mas como o cenário vai clareando, os pré-candidatos também se posicionam no discurso. Embora tenha sentado lado a lado com Jorginho Mello em evento no Sul do Estado nesta semana, o pré-candidato do PSD, João Rodrigues, não se recolheu de opinar sobre o mega lançamento da obra que, ao final, custará entre 7 e 8 bilhões de reais, a estrada Viamar. O governador Jorginho fez o lançamento nesta metade de semana e Rodrigues alfinetou: “Só falta agora lançar foguete”, referindo-se à grandiosidade do investimento pretendido, entendendo que é um lançamento que ocorre por causa do período pré eleitoral.

QUARTETO NO TRECHO

Enquanto isso, o registro de Antonio Carlos Mafalda (@mafaldapress) evidencia que o senador Amin não tem mais dúvida sobre com quem caminhar no projeto de reeleição. Ele tem acompanhado João Rodrigues nas incursões pelo Estado, assim como o colega de disputa às duas vagas à Câmara Alta, o Tói (Antídio Lunelli). João Rodrigues deverá intensificar os roteiros como pré-candidato até a convenção, cujo prazo abre no dia 20 do mês que vem, para consolidar a aglutinação de PSD, MDB e a federação PP e União Brasil em um mesmo palanque em SC.

O registro de Mafalda com o quarteto da majoritária de oposição a Jorginho com a boca lá nas orelhas porque a chapa está formada e basta agora a homologação em convenção no mês de julho

ENQUANTO ISSO…

Quem tem circulado de maneira mais intensa nas agendas de Santa Catarina é Carlos Bolsonaro, o pré-candidato ao Senado na dobradinha com Carol de Toni, na chapa tudo de direita participa de eventos ligados ao governador Jorginho e faz incursões em roteiros pelo Estado. Haveriam pesquisas apontando condição confortável à dupla do PL, mas a gente desconhece os índices da preferência do eleitorado.

Secretário adjunto de Turismo de Santa Catarina, Giovani Nunes, fazendo “um L deitado” no registro com Carlos Bolsonaro durante a agenda na Epagri em Itajaí, quando do lançamento da licitação do Lote IV do projeto Viamar, o corredor litorâneo entre a Grande Floripa e a Gigante Joinville. Carlos tem aparecido mais simpático nas lidas catarinenses, talvez pelo clima, talvez pela acolhida!

Compartilhe
Continue Reading
Geral

MP fiscaliza ‘TAC da mobilidade’

AÇÃO É IMPORTANTE ATÉ PARA OS MORADORES PERCEBEREM QUE NÃO SE TRATA DE ‘UMA INVENÇÃO’ DA PREFEITURA

É inconteste a melhoria da mobilidade nos passeios públicos em alguns pontos da área urbana – especialmente no Centro – de Lages. Novas calçadas, rebaixamento de níveis, sinalização, providências que dão segurança ao deslocamento de pessoas. Tais melhorias não atendem apenas os PCD – pessoas com necessidades especiais -, mas o transeunte, o pedestre em geral, incluindo idosos, grávidas e crianças. Essas providências decorrem de uma exigência da prefeitura de Lages para, somente conceder alvará de funcionamento aos estabelecimentos que se adequarem.

EXIGÊNCIA EM TERMO DE AJUSTE

E aquilo que está em curso não se constiui mera deliberalidade do poder público e tampouco ‘implicância’ do Ministério Público. A lei da acessibilidade impõe o poder/dever da Promotoria de fiscalizar e cobrar das prefeituras que implementem as exigências. Significa que o MP fiscaliza a aplicação da lei e a prefeitura atende a Promotoria cobrando a providência dos donos de imóveis. Há um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre prefeitura e Ministério Público nesse sentido.

O referido Termo “prevê a criação de uma rota segura nos bairros Centro e Coral, garantindo que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida possam circular com mais autonomia e segurança”.

O próprio Promotor de Justiça Fernando Wiggers, acompanhado do secretário Malek Rau Dabbous (Seplam), realizou inspeção in loco das adequações em curso. Pessoas portadoras de necessidades especiais acompanharam a vistoria.

SEGURANÇA, AUTONOMIA E DIGNIDADE

Dentro daquilo que prevê o TAC, cabe à prefeitura orientar e cobrar as adequações necessárias, enquanto o MPSC acompanha e fiscaliza o cumprimento das medidas. Durante a inspeção, o Promotor de Justiça Fernando Wiggers conversou com comerciantes e moradores sobre a importância do respeito às normas de acessibilidade. Ele cita:

“Quando falamos em acessibilidade, não estamos tratando apenas do cumprimento de uma obrigação legal, mas da construção de uma cidade melhor para todos. Uma calçada acessível beneficia a pessoa com deficiência, o idoso, a gestante, a criança, enfim, toda a coletividade. Nosso objetivo é garantir que cada cidadão possa exercer seu direito de ir e vir com segurança, autonomia e dignidade”.

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Alho: ‘Aquilo roxo’ com IG

TEMOS SEIS PRODUTOS COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA RECONHECIDA PELO INPI. O ALHO É O MAIS NOVO DA LISTA

Mas não é um alho qualquer. É o alho roxo, aquele produzido numa região específica que engloba uma região com sete municípios (Lebon Régis, Fraiburgo, Monte Carlo, Curitibanos, Frei Rogério, Caçador e Brunópolis). Somente o alho de coloração roxa produzido atualmente por 482 produtores rurais numa área de pouco mais de 1.300 hectares é considerado aquele com IG (Indicação Geográfica) por DO – Denominação de Origem.

O QUE ISSO SIGNIFICA?

Importante ao mercado consumidor entender que em nenhuma outra parte do mundo se produz ou comercializa o alho roxo reconhecidopelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial como exclusivo dessa região catarinense. Essa iniciativa agrega valor ao produto, permitindo diferencial na hora da comercialização. A IG – Indicação Geográfica do alho roxo foi construída a partir do esforço da Associação Catarinense dos Produtores de Alho, Câmara Setorial do Alho de SC, Epagri, UFSC, Secretaria de Estado da Agricultura, com o assessoramento técnico e acompanhamento indispensável do Sebrae.

Made in Região do Contestado: O alho roxo que se agrega como produto com IG em Santa Catarina

O QUE TEMOS COM IG POR AQUI?

Além do alho roxo, a partir da consultoria, orientação e apoio do Sebrae, a região central de Santa Catarina (Serra e Contestado) conta também com Vinhos de Altitude da Serra Catarinense, Maçã Fuji da Região de São Joaquim, Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra, Mel de Melato de Bracatinga e Frescal de São Joaquim como produtos com IG.

Vinhos como os rótulas da Villa Francioni, integram a lista de produtos com IG aqui da Serra Catarinense

Com informações de Catarinas Comunicação – Assessoria Sebrae/SC Regional Serra Catarinense

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Lançada a maior obra de SC

TRATA-SE DA VIAMAR CUJO UM DOS TRECHOS DE 25 KM TEM INVESTIMENTO PREVISTO NA ORDEM DE R$ 2,2 BILHÕES

Uma estrada relativamente paralela à BR-101 interligando a Grande Florianópolis à região de Joinville. Basicamente esse é o conceito do projeto Viamar, a rodovia a ser construída, constituindo-se aquilo que está sendo chamado como ‘a maior obra rodoviária da história catarinense’.

Porque o calendário eleitoral impede ações a partir do final da semana que vem, o governador Jorginho acenou nesta quarta-feira, 24, que o projeto da Viamar não é apenas uma ideia no papel.

O chamado Lote IV, com extensão de 25.7 km, entre Itajaí e Luiz Alves (Navegantes), teve o edital de licitação lançado. O nó no trecho norte acompanha toda a extensão, mas essa parte, a partir de Itajaí vivencia uma situação insustentável. Daí a prioridade dada ao referido Lote.

OBRA BILIONÁRIA

O projeto da Viamar é ousado e prevê 145 km de asfalto para o chamado corredor litorâneo norte. A estrada sairia do Contorno Viário de Florianópolis (em Biguaçu), acompanhando paralelamente a BR-101 até Joinville. A obra no todo tem uma previsão de custo na ordem de R$ 8 bilhões. Esse trecho do Lote IV com licitação lançada nesta quarta-feira, 24, tem previsão de R$ 2,2 bilhões de custo. “É um dia histórico. A Viamar vem pra desafogar toda essa região que não aguenta mais depender da BR-101”, afirmou o governador Jorginho Mello durante o lançamento do edital.

Uma obra ousada, cara e relativamente demorada, mas que minimizaria os gargalos do tráfego no trecho norte da BR-101, cujo edital do primeiro lote foi lançado pelo governador Jorginho Mello

CRONOGRAMA DA OBRA

O segmento (do Lote IV) contará com quatro pontes, quatro viadutos e três obras de contenção, em um trecho que cruza a BR-470 e a SC-412, rodovia Jorge Lacerda. Com o lançamento do edital, tem início o prazo de 90 dias para o recebimento de propostas e posterior definição da empresa vencedora. A licitação é integrada, prevendo que as próximas etapas para dar início à obra fiquem sob responsabilidade da empresa vencedora do certame. O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, detalhou:

“O processo licitatório foi lançado. Nós iremos acolher as propostas no dia 21 de setembro. E a partir daí, obviamente, todo o rito pra que a gente possa fazer a seleção da empresa e depois iniciar a obra. Uma obra que tem o prazo de 42 meses para finalizar”.

Lideranças de várias regiões do Estado se integraram ao ato realizado em Itajaí, como o prefeito Lucimar Salmória (Abdon Batista) e Carmen Zanotto (Lages). O presidente da Amures, Fabiano Baldessar (Otacílio Costa), também se integrou ao evento oficial.

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Lages: Autor de feminicídio morre

ENQUANTO VÍTIMA FATAL É SEPULTADA EM CAPÃO ALTO, AUTOR DO CRIME TIRA A PRÓPRIA VIDA

Via de regra, seguindo os preceitos que norteiam o noticiário jornalístico, não se divulga suicídio. Até mesmo porque tais práticas podem induzir outras pessoas a repetir tais atos lamentáveis. Entretanto, o contexto do episódio atual remete à informação em face daquilo que gerou o ocorrido. Na noite da segunda-feira, Adriana Aparecida dos Santos, que completaria 38 anos no segundo dia de agosto deste ano, foi assassinada por asfixia mecânica (estrangulamento) em uma propriedade rural na localidade de Borel, praticamente na divisa de Lages com Capão Alto.

DESDOBRAMENTO DO OCORRIDO

O autor do ato absolutamente lamentável, foi o esposo que, após o ocorrido, evadiu-se do local. Ele procurou ajuda jurídica no escritório do advogado Maurício Ribeiro, uma das referências ao lado do pai Luiz Carlos Ribeiro, na atuação na área criminal na Serra Catarinense. Houve a orientação, inclusive comunicando a autoridade policial de que o mesmo iria se apresentar, talvez para uma prisão preventiva, talvez para responder o processo em liberdade. Entretanto, na manhã desta quarta-feira, o autor do feminicídio, acabou dando cabo à própria vida em circunstâncias que não cabem aqui detalhar.

Na tragédia familiar triste e lamentável, temos Adriana dos Santos que faleceu em decorrência de feminicídio e o autor, seu marido, dando fim a própria vida, pouco mais de 24 horas do ocorrido. Adriana foi sepultada na manhã desta quarta-feira, 24, após o velório ocorrido em Capão Alto, de onde a família era originária, embora o episódio de violência tenha ocorrido no território de Lages.

Compartilhe
Continue Reading