Geral

Feminicídio na localidade de Borel

HOMEM QUE MATOU MULHER NA COXILHA RICA É PRIMO DE CONDENADO POR FEMINICÍDIO EM CAPÃO ALTO

Em abril do ano passado foi a júri popular na Comarca de Campo Belo do Sul o homem acusado de matar Helen Larissa Lima, 33 anos. O crime aconteceu na frente de um filho menor do casal em Capão Alto no dia 30 de setembro de 2023 e a própria criança acionou a PM. O homem foi condenado a 42 anos de prisão.

Durante a sustentação oral, no julgamento do dia 24 de abril do ano passado, o Promotor de Justiça Marco Antônio da Gama Luz Junior falou sobre a gravidade do crime e pediu para a sociedade se unir para dar um basta nos casos de violência contra as mulheres. “A mulher é a fonte geradora da vida e precisa ser cuidada, não violentada. Não podemos admitir que um crime como esse fique impune. Precisamos de uma resposta firme para que isso não volte a se repetir”, disse o representante do Ministério Público, durante o julgamento na Comarca de Campo Belo do Sul, que abrange Capão Alto.

CIRCUNSTÂNCIAS SEMELHANTES

Tal qual aquele crime de 30 de setembro de 2023, o modus operandi, infelizmente se repetiu na noite desta segunda-feira, 22 de junho de 2026. Numa residência, no interior de Capão Alto com Lages, região da Coxilha Rica, uma mulher foi encontrada sem vida. “O pai matou a mãe”, relatou um menino, quando da chegada de um vizinho à propriedade rural. Ela apresentava ferimentos no rosto e vestígios de asfixia mecânica (esganadura). Após admirir que havia cometido ‘uma besteira’, o susposto causador do feminicídio se evadiu do local, sendo procurado pelas polícias Civil e Militar. O suspeito do crime brutal é primo daquele condenado a 42 anos pela morte de Helen Lima, ligamos por grau de parentesco à mesma família.

O crime aconteceu em uma propriedade na área que compreende as localidades de Escurinho e Borel. O episódio lamentável foi no Borel, próximo à antiga Casa Campos

Compartilhe
Continue Reading
Geral

PT Lages: Pré Federal no trecho

PROFESSOR ARTUR PREPARA A CAMINHA PARA AJUDAR O PARTIDO NO PROJETO ELEITORAL DESTE ANO

Ele foi o 11º candidato a vereador mais votado em Lages, somando 1.605 votos no pleito passado, não assumindo a vaga por causa da legenda. Porém, o professor Artur Rodrigues protagonizou a condição de uma das surpresas no processo eleitoral de 2024, inclusive concorrendo pelo PT, numa cidade que ‘tem fama’ de ser de direita. E nesse protagonismo como nova liderança, o professor Artur está firme no desafio de concorrer no pleito deste ano. Ele é pré-candidato a Deputado Federal, numa dobradinha com a advogada Cláudia Bratti, que concorreu à prefeitura de Lages, e buscará uma vaga a Estadual.

APRIMORANDO CONHECIMENTO

Dentro desse desafio da caminhada como pré-candidato (as homologações de candidaturas ocorrem até 5 de agosto), o professor Artur Rodrigues se integrou a um evento de formação e informação em Florianópolis. Ele resumiu a participação apontandoque estava “organizando a luta pela preservação da democracia, preparando o time da justiça social e do desenvolvimento inclusivo”.

Professor Artur com o pré-candidato ao Senado, Décio Lima. Aliás, o professor, na campanha eleitoral fará dois L: Um de Lula e o outro de Lages

Aqui o professor Artur tietando Guilherme Boulos, no evento de formação em Florianópolis

Nesse registro o professor Artur com o ‘lageano de Videira’, professor Moisés Savian, de longa atuação em Lages e que atualmente integra a equipe do Governo Federal em Brasília

TRÊS FEDERAIS NA SERRA

Por enquanto a Serra Catarinense tem três lideranças que se colocam como pré-candidatos a Federal. Dois por Lages e um nome por Palmeira. Fernanda Córdova, ex-prefeita de Palmeira, é pré-candidata pelo PL. E por Lages são dois nomes postos: Artur Rodrigues (PT) e Raimundo Colombo (PSD).

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Mutirão: Falta que faz falta

UMA EM CADA TRÊS CRIANÇAS FALTOU EM MUTIRÃO DE CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS EM LAGES

Uma rotina tem se repetido em áreas diversas de atendimento no setor de saúde em relação a consultas agendadas em Lages: As pessoas são informadas, confirmam e não aparecem para receber o serviço especializado.

Foi o que ocorreu no sábado, 20, quando a Secretaria de Saúde de Lages implementou um mutirão de consultas oftalmológicas pedriátrias. O médico oftalmologista Fabrissio Portelinha Graffunder e equipe se programaram para atender 120 pacientes, todos previamente confirmados. Entretanto, 34,45% desse quantitativo de pacientes, não apareceram.

NÚMEROS DO ATENDIMENTO

Das 120 crianças cujos responsáveis confirmaram presença, apenas 78 compareceram e receberam atendimento. Outros 42 pacientes infantis não estiveram presentes no atendimento. O mutirão focou ampliar o acesso às consultas especializadas, reduzir o tempo de espera e proporcionar diagnóstico precoce de alterações visuais na infância.

SECRETÁRIA FAZ APELO

“Estamos trabalhando para reduzir as filas de espera e garantir que as crianças tenham acesso aos cuidados de saúde de forma mais rápida e eficiente. Também reforçamos o apelo para que as famílias compareçam às consultas agendadas ou avisem com antecedência em caso de impossibilidade, permitindo que outras crianças sejam atendidas”, ressalta a secretária de Saúde, Rose Possato.

Rose Possato destaca que o elevado número de faltas preocupa, uma vez que cada ausência representa uma vaga que poderia ter sido destinada a outro paciente que aguarda atendimento. Além de impactar diretamente na redução das filas, o não comparecimento gera desperdício de recursos públicos e dificulta o planejamento dos serviços de saúde.

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Frio não é ‘novidade’ na Serra

APESAR DE CERTO SENSACIONALISMO POR CAUSA DAS BAIXAS TEMPERATURAS, LAGES MANTÉM ALERTA E ROTINA

O aparelhamento de estruturas como a Defesa Civil de Santa Catarina que se comunica melhor com a população, aliado ao advento das redes sociais, faz surgir certo alardeamento de um cenário com frio intenso. Dá impressão que nunca vivenciamos um frio tão intenso quanto esse que está por vir nesta semana.

ENTRETANTO

A função da Defesa Civil é exatamente essa de alertar, orientar e antecipar cenários. Mas não há no radar um frio fora da curva, considerando realidades já vivenciadas no passado. Os meses de junho e julho são dessa forma mesmo: frio e, muitas vezes, temperaturas negativas ao amanhecer. Será assim nesta quarta-feira, dia 24, onde os termômetros não chegarão a 10 graus de máxima em Lages.

COMUNICADO A PREFEITURA DE LAGES

Diante de certo alarde por causa do frio intenso, foi necessário a Secretaria da Educação de Lages emitir comunicado, onde informa a manutenção da rotina de aulas. “A escola vai muito além do aprendizado: ela é um espaço seguro, acolhedor e de cuidado essencial para muitas crianças (…). Por isso, as unidades continuarão abertas normalmente”, aponta a orientação emitida.

E MAIS

O comunicado observa que, eventuais ausências de alunos serão compreendidas (e justificadas) e não haverá prejuízo pedagógico. Ou seja, as escolas mantêm o atendimento porque, muitos pais têm rotina de trabalho normal e, eventual suspensão das atividades, sem programação prévia, atrapalharia.

Serão dois dias desta semana com temperatura negativa em Lages, ao amanhecer, mas não se trata de temperatura fora da curva, que o lageano nunca tenha convivido no passado.

Um registro de geada neste ano pelas lentes de Fábio Pavan dando ideia da rotina das manhãs lageanas com as baixas temperaturas

Aqui tem a previsão das baixas temperaturas!

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Médicos nominam UBS de Lages

SAUDOSOS MÉDICOS LUIZ ALBERTO SUSIN E PAULO AGUSTINI SÃO HOMENAGEADOS NOMINANDO UBS

Ele nasceu em Bom Jesus/RS, residiu em Vacaria e se formou em Medicina na cidade de Caxias do Sul. Veio para Lages no final da década de 1970 onde fez carreira como médico endocrinologista, inclusive atuando na gestão de estruturas como os Hospitais Tereza Ramos e antes o Nossa Senhora dos Prazeres. Falecido em decorrência da Covid-19 há 5 anos, Luiz Alberto Susin dá nome à UBS do bairro Santa Mônica.

A prefeita Carmen Zanotto atendeu encaminhamento da Câmara de Vereadores e sancionou a lei que referencia um dos médicos mais queridos na atuação em Lages, tendo atuado, inclusive, como perito do INSS. A UBS do Santa Mônica agora se chama Luiz Alberto Susin.

Dona Zilda Pacheco Agustini, a matriarca dos Agustini, esteve na Câmara de Vereadores acompanhada dos filhos (Flávio, Fernando e Pedro Ivo) e do neto (Bruno) para receber do vereador Batalha o teor do projeto de lei sancionado pela prefeita Carmen Zanotto. A norma sancionada denomina UBS Paulo Eduardo Agustini para a unidade de saúde do bairro Vila Nova. O médico psiquiatra, de um longo trabalho prestado em Lages, foi um dos primeiros profissionais da área a ampliar a atenção e a atuação no tratamento da saúde mental na Serra Catarinense. Foi um dos idealizadores do Hospital Dia e se destacava pelo carisma na forma como atendia seus pacientes. Era chamado carinhosamente de Bochecha.

Compartilhe
Continue Reading
Geral

Vida de Tito Bianchini em livro

ITALIANO QUE CHEGOU EM LAGES COM 15 ANOS E SE CONSTITUI EXEMPLO DE TRABALHO E ATUAÇÃO FILANTRÓPICA

Ele deixou a região do Vêneto (Belluno) na Itália com 15 anos para entrar na história em Santa Catarina. Depois de chegar à região onde atualmente é Nova Veneza no Sul do Estado, Tito Bianchini subiu a Serra atuando em São Joaquim e depois se estabelecendo em Painel. Isso antes de ‘conquistar’ a Coxilha Rica, onde impantou uma charqueada no começo da década de 1920. Foi essa atividade que o fez acumular um bom patrimônio, por causa da venda de charque e couro.

Na Fazenda do Barreiro, o proprietário Laélio Bianchini Ávila tem um quadro com a pintura da charqueada que Tito Bianchini construiu na Coxilha Rica. O próprio Tio Lelo conta que era um estabelecimento tão imponente que até o Ministro da Agricultura da época veio para a inaguração.

FILANTROPIA DE BIANCHINI

O trabalho contínuo fez Tito Bianchini se tornar um dos homens mais ricos de Lages na primeira metade do século passado. E porque tinha posses e bom coração, não se recolhia de ajudar, através de doações diversas. Para combater a tuberculose, doou dinheiro para a construção de uma ala (Osvaldo Cruz) no atual Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Na área da saúde, ainda doou a área e ajudou a construir o Pronto Socorro que passou a ter seu nome. No dia 3 de setembro deste ano completam 60 anos da morte de Tito Bianchini.

A trajetória de Tito Bianchini está sendo contada no livro acima que os interessados encontram na Livraria Diocesana. “Uma leitura especial para quem valoriza a história, a cultura e os personagens que ajudaram a construir a grandeza de Lages”, aponta a sugestão o jornalista Reginaldo Heine.

Compartilhe
Continue Reading