TRATA-SE DA SECRETARIA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA QUE SE AGREGA ÀS DEMAIS ESTRUTURAS DA PREFEITURA DE LAGES
No sábado, 23, a prefeita Carmen Zanotto falava na Clube FM a respeito de algumas mudanças que estarão sendo implementadas na gestão. Ela antecipou que seria criada a Secretaria de Inovação e Tecnologia, assim como uma área específica para unificação de compras nas várias estruturas da prefeitura. Também está no radar a colocação em ambiente único os diversos almoxarifados que o município possui. “A questão de uma área unificada de compras municipais representará redução de custos, assim como um almoxarifado conjunto significará menor gasto com locação e outras despesas decorrentes da existência de vários espaços”
UMA NOVA SECRETARIA
Dentro daquilo antecipado pela prefeita, a Câmara de Vereadores a alteração da Lei Complementar nº 643 de 12 de março de 2025. A norma detalha a estrutura administrativa da prefeitura que passa a contar com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Com isso, há alteração em outra secretaria que ‘perde’ a Inovação na referência do nome, passando a se chamar Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços. A ‘pequena’ reforma também alterou a nomenclatura de alguns cargos, como na Secretaria de Agricultura, por exemplo, o Gabinete recebeu cargos a mais de Assessoria, houve alteração no número de funções gratificadas e secretarias como Seplam, Obras e Saúde passam a ter o cargo de Assessor de Planejamento e Gestão de Compras.
A própria prefeita Carmen Zanotto assina o documento enviado à Câmara (há exigência legal disso), detalhando o impacto das despesas, a partir dos novos cargos, no orçamento do município e cita que há dotação para recepcionar esses custos complementares na folha de pagamento da prefeitura.
O QUE DIZ A PREFEITA
“Com isto, Lages dá um passo importante rumo à modernização administrativa. Não apenas na integridade da aplicação dos recursos públicos. Mas sobretudo ao cidadão, digitalizando processos, simplificando a vida de quem busca os serviços, desburocratizando e tornando nossas estruturas de fato acessíveis”.
“Eliminar o desperdício, reduzir despesas, e buscar maior controle fiscal serão consequências positivas destas mudanças. Além da modernização tecnológica dos próprios serviços prestados à sociedade. E do incentivo à inovação em toda a região, com benefícios ao ecossistema tecnológico local”, resume o secretário de Planejamento, Malek Ráu Dabbous.
CENTRAL DE COMPRAS
O Programa Compras Lages institui o Programa Municipal de Gestão de Compras Governamentais e centraliza o setor de aquisições do Município. Vinculada diretamente à Secretaria de Administração, a central passa a coordenar e padronizar todo o ciclo de contratações das administrações direta e indireta.
“A partir do novo fluxo de governança fiscal, as compras compartilhadas tornam-se a regra prioritária para itens comuns ou demandas recorrentes, integrando-se obrigatoriamente ao Plano de Contratações Anual“, destaca a secretária da Administração, Fernanda Torres.
Com informações complementares de Priscila Dalagnol – Assessoria da Prefeitura de Lages




