Geral

Granizo há 11 anos em Lages

TAL QUAL NESTE ANO, ERA TAMBÉM UMA SEGUNDA-FEIRA NAQUELE 13 DE OUTUBRO DE 2014 QUANDO A TEMPESTADE DE 20 MINUTOS DE GRANIZO TROUXE PREJUÍZOS DE R$ 38 MILHÕES

Essa foto abaixo é do hoje deputado Estadual Lucas Neves nos tempos que trabalhava na RBSTV. O registro é da tarde de segunda-feira, 13 de outubro de 2014. Naquele dia, por volta das 15h30min, a maior de todas as tempestades de granizo já registradas em Lages, abateu-se sobre a cidade.

O fenômeno climático deixou rastros de destruição. Ainda hoje há vestígios de veículos atingidos pelas pedras cuja destruição do vidro traseiro da imagem acima dá ideia do quanto eram grandes e com potencial de destruição.

Os dados da prefeitura na época indicavam que 60% da área urbana de Lages fora atingida. O número de pessoas afetadas se aproximou de 100.000 habitantes. Acima uma ideia da multidão nao rodoviária tentando ganhar lona para cobrir emergencialmente as moradias afetadas. Mais de 5 mil pessoas recorreu à ajuda para proteger as residências danificadas.

VALORES DA ÉPOCA

Levantamento feito e anunciado indicou que Lages sofreu prejuízos, nas várias áreas afetadas, de valores na ordem de R$ 38 milhões. O prefeito da época, Elizeu Matos, chegou a decretar situação de calamidade pública. Mas as autoridades não leram a realidade, fazendo-o a optar pelo estado de emergência que foi reconhecido de imediato pelo Estado e Governo Federal. Governador do Estado na época, Raimundo Colombo visitou Lages no dia seguinte, 14 de outubro, para acompanhar a situação.

Lona na casa, esforço de servidores e voluntários e a reconstrução gradativa se implementou na cidade

Continue Reading
Geral

Lages em um intervalo de 60 anos

O MESMO LUGAR ‘COM ALGUNS DIAS DE DIFERENÇA’ NO CENTRO DE LAGES

A cor foi adicionada com ajuda de Inteligência Artificial pelo colega Rodrigo Silvério, mas é a Rua XV de Novembro que corta a área central de Lages, desde a Avenida Carahá até a Catedral. A imagem reportaria à metade da década de 1960. A rua trocou de nome passando a se chamar Nereu Ramos…

Este registro da semana passada é do fotógrafo Fábio Pavan no mesmo contexto da via retratada acima, ambas com a Estação Experimental de Lages (Epagri) lá nos altos do Morro do Posto

Continue Reading
Geral

Cruzada contra a pólio em Lages

UMA EM CADA QUATRO CRIANÇAS AINDA NÃO FOI IMUNIZADA NA CIDADE. TEM ATÉ CORRIDA PARA INCENTIVAR!

Ao todo 7.020 crianças com idade até 5 anos são alvo da ação de vacinação contra a poliomielite em Lages. As duas gotinhas se constituem a arma para manter o País livre da paralisia infantil. De acordo com os dados da Secretaria da Saúde de Lages, 5.299 crianças já receberam a dose. Isso representa um índice expressivo de 75,48% do público alvo. Mas há ainda essas 1.700 crianças que não foram imunizadas. Daí a cruzada para reforçar o chamamento, sendo que a vacina (as duas gotinhas) pode ser aplicada nas UBS e na sala de vacinação do Hospital Tereza Ramos.

E o trio da foto, esbanjando saúde, ajuda-nos a chamar para a importância da vacinação e também para aquilo que eles estão fazendo: A Corrida Contra a Pólio em Lages

SOBRE A CORRIDA

A iniciativa é do Rotary Club de Lages Alvorada, acontecendo pelo segundo ano consecutivo. Além da categoria kids, haverá caminhada e para os adultos que participarem da corrida, o percurso é de 5 km. “A iniciativa tem como intuito conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra a poliomielite e promover a saúde da comunidade”. É o que aponta a informação sobre o evento que acontece no domingo, 19, a partir das 7h30min da manhã na Avenida D. Pedro II (largada na frente do Rotary).

A edição do ano passado foi cheia de cenas bonitas como essa, representando integração da família e a prática esportiva

A Avenida D. Pedro II e demais vias por onde passavam os atletas se transformaram nesse mar de gente, numa demonstração de adesão à iniciativa do Rotary Alvorada na conscientização contra a pólio

Compromissos no mundo profano me retiraram da agenda de corrida deste domingo, mas fazemos questão de ajudar no chamamento porque a causa é nobre. E a cena acima é uma prova que o desafio é puxado, mas o esforço vale a pena!

Continue Reading
Geral

Lages ‘ensaca’ sinais de trânsito

EPISÓDIO É CURIOSO E GERA CHATEAÇÃO DE QUEM JÁ FOI MULTADO NO MESMO LUGAR EM LAGES

Ouvinte da Clube FM, Cláudio Ribeiro, compartilhou situação que ele tem razão. Quando do Encontro de Carros Antigos deixou o carro na frente do Parque Conta Dinheiro. Acabou tendo o veículo guinchado e precisou desembolsar R$ 500,00 entre multa, guincho e diária. Ele até não questiona a medida punitiva porque onde ele deixou era proibido o estacionamento. Entretanto, no evento seguinte – a Expolages – o mesmo local onde foi multado, estava liberado para estacionamento com as placas de proibição ‘ensacadas’.

As placas de ‘proibido estacionar’ foram ensacadas de luto

SEQUÊNCIA DO TEMA

Até porque entendeu que a liberação, em ocorrendo, para estacionamento, deveria tratar todos os lageanos iguais, o ouvinte que relatou o episódio, disse que foi à Diretran. Lá recebeu a informação – e o relato foi dele – que ‘a prefeita mandou liberar’ o estacionamento na frente do parque. Na Diretran a informação foi de que “isso já acontecia em anos anteriores”.

ENTENDAMOS QUE…

A liberação para estacionamento na frente do Parque Conta Dinheiro não tem contrariedade. Até porque não há mais espaço nas imediações para deixar os veículos – na sexta-feira, dia 10, às 18h o estacionamento do André Luiz não tinha mais espaço. Entretanto, a prefeitura de Lages precisa tratar igual os iguais. Se é possível liberar a área para estacionar quando da Expolages, não há porque isso não ocorrer também quando de outros eventos.

ASSIM

Cria uma confusão, virando uma arapuca para pegar motorista desavisado. E não é porque em um evento, como a Expolages, tem mais dinheirudo visitando que no Encontro de Carros (que é mais o povão), que vai se tratar desigual. Bom senso é o nome disso. E quem vai devolver os 500 pilas que o ouvinte gastou por causa das punições do veículo? Ninguém!

Para você entender: Esses carros estacionados à direita (na frente do parque) estão em local que, em outros eventos, é proibido o estacionamento. Mas quando ocorre a Expolages, as placas de proibição ‘vestem luto’, são cobertas. Era interessante inclusive reduzir a calçada (de pedra e grama) para que os carros ficassem mais afastados da pista de rolamento. Espaço tem!

ADEMAIS

O argumento de que ‘em anos anteriores’ é liberado não prospera. Não é porque as gestões anteriores deixavam a cidade cheia de buracos que vai se fazer nesta também. Não há discurso contra a liberação da área lateral para estacionar, mas que a medida se estenda a todos os eventos (exceto a Festa do Pinhão,é claro, se voltar a acontecer no parque).

A foto da placa ensacada é de Cláudio Ribeiro e o registro aéreo é um print de um conteúdo do vereador Joinha.

Continue Reading
Geral

Presidente do Inter ganha no TJ/SC

ISSO EM RELAÇÃO À NEGOCIAÇÃO DO JOGADOR BRUNO LOPES PELO CRICIÚMA HÁ 9 ANOS

Talvez nem tanto pelo valor – na cotação oficial do Euro estamos falando em pouco mais de R$ 30.000,00 -, mas pelo respeito a contratos. No processo divulgado em momento algum se fala no nome da empresa de assessoria esportiva e tão pouco de Cristhoper Nunes. Entretanto, colegas setoristas do esporte apontam que se trata de uma disputa que envolve o presidente da futura SAF do Internacional de Lages. Ocorre que o atacante Bruno Lopes foi negociado em 2016 por 50 mil euros. E 10% do passe do jogador pertenceria à empresa que judicializou o fato de não ter recebido o percentual.

DESDOBRAMENTO

Advogados do time do Criciúma alegaram no processo que as regras da CBF e da FIFA – que vigoravam à época do contrato – proibiam a participação de terceiros nos direitos econômicos de atletas. Também o fato de que a referida empresa não possuía registro como intermediária. Na decisão do TJ/SC os julgadores entenderam pela validade do contrato, inclusive porque nenhuma instituição pode ditar uma regra que seja diferente daquilo que prevê a legislação brasileira. Significa que vale o que prevê a legislação sobre contratos e não um regramento administrativo sem força de lei.

Aqui está o paranaense Bruno Lopes revelado nas categorias de base do Criciúma, cuja transferência para um time português gerou o processo judicial com o desdobramento no TJ/SC

POR ONDE ANDA BRUNO LOPES

Depois de passagens pelo FC Arouca (Portugal) nos anos de 2016 e 2017, Bruno Lopes retornou ao Brasil onde jogo no Grêmio Esportivo Brasil inicialmente. Neste ano ele integra o elenco (como atacante) na campanha vitoriosa da Ponte Preta que devolveu o time de Campinas à Série B do Brasileirão.

Continue Reading