ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA DUPLICAR A BR-282 EM DIREÇÃO A FPOLIS OCORRE EM OITO LOTES
Antes do término do ano foi assinado o contrato pelo DNIT para a empresa vencedora da licitação elaborar o projeto de duplicação da BR-282 no caminho entre Florianópolis e Lages. O trecho em questão compreende o segmento a partir de Alfredo Wagner até Bom Retiro. Toda a extensão entre a Serra e o Litoral tem oito lotes distintos, sendo que esse que foi assinado se refere ao lote 5. O lote 8, cujo contrato ainda não foi assinado para a elaboração do projeto, compreende o trecho urbano de Lages desde o distrito de Índios até o cruzamento com a BR-116.
Aqui inicia o trecho do lote 8 que compreende a área urbana de Lages
IMPORTANTE OBSERVAR QUE…
Os contratos para elaboração de projetos integram os passos dados visando a duplicação. Entretanto, não se constitui nenhuma obra (de duplicação) imediata. Após os projetos prontos (esse entre Alfredo e Bom Retiro fica pronto até a metade do ano que vem), iniciará tratativas visando a duplicação. Para se ter ideia, somente a elaboração do projeto para a duplicação do Lote 05 tem valor previsto na ordem de R$ 3.400.000,00.
Esse mapa é bem didático sobre o que está no radar em termos de lotes com licitações em andamento para a elaboração do projeto de duplicação da BR-282
EM DIREÇÃO AO OESTE
O projeto para duplicação da BR-282 (a partir de Lages) em direção ao Oeste, está em andamento. De se lembrar que neste ano (2026) está previsto o edital para a concessão da BR-282 no trecho Oeste, a partir de Campos Novos. O edital será publicado em julho e o leilão ocorre no segundo semestre.
Também ocorrerá o leilão para a concessão da BR-470 em toda sua extensão no território catarinense e a BR-282 a partir de Campos Novos até Chapecó







