ACESSO AO CONJUNTO DE BAIRROS QUE FORMA A REGIÃO DO GUARUJÁ SEGUE COM TRÂNSITO ESTRANGULADO
A solução está a caminho. Mas é demorada.
Está em fase de encaminhamento a assinatura de contrato para a elaboração dos projetos de duplicação da BR-282 entre a BR-116 (Lages) e Palhoça. São projetos porque o trecho foi dividido em lotes, sendo um deles entre o trevo de Índios e o cruzamento com a BR-116. São cerca de dois anos para a elaboração do projeto e outras tratativas dentro do protocolo que apontam que não haverá solução antes do final da década na mobilidade que envolve a BR-282.
GARGALO NO SHOPPING
O local mais crítico é o chamado ‘trevo do shopping’ onde o trânsito de passagem pela BR-282 e o acesso ao conjunto de bairros que forma a região do Guarujá tem causado congestionamento, filas e situações decorrentes disso. A solução para o local deve passar pela construção de um viaduto (pensa-se também na técnica de trincheiras – passagem por baixo do asfalto). E com uso da criatividade e a tecnologia digital, a página Lages do Alto – #ficaadicalages – fez a prospecção abaixo de como ficaria o viaduto no local.
Aparentemente parece uma solução simples, mas demanda bastante recursos para que a realidade no local passe por essa transformação
Apenas a título de ilustração, inclusive porque já noticiamos aqui, a Prefeitura de Vacaria pediu autorização do DNIT e providenciou o viaduto (semelhante ao necessário em Lages), com recursos municipais, desafogando essa travessia da BR-116 no cruzamento com a Avenida Moreira Paz.




