ESSA É A INTERPRETAÇÃO DA PESQUISA DA FECOMÉRCIO ONDE 8 EM CADA 10 LAGEANOS ESTÃO OTIMISTAS COM A ECONOMIA EM 2026
Não se trata de um índice econômico da cidade. Mas de um estado de espírito de seus moradores. É o que aponta a pesquisa Fecomércio que mede o entusiasmo para este ano de consumidores e empresários. E a própria interpretação dos dados no levantamento que ouviu 450 empresários e 2.100 consumidores indica que há “expectativas divergentes para a economia entre consumidores e empresários catarinenses”.
EMPRESÁRIOS – Na média estadual, um em cada três empresários está pessimista com a economia neste ano, acreditando que irá piorar o cenário. Com 2% a menos em relação aos otimistas (33,3% que equivale a 150 dos empresários ouvidos), está a faixa dos otimistas. E ainda houve 46 empresários que não souberam responder, além dos quase 90 que acreditam que continuará como está.
CONSUMIDORES – Na outra ponta, o consumidor está bem mais otimista. Na média estadual, 55% acreditam que vai a economia vai melhorar. Mas há cidades bem acima dessa média como Itajaí com 81% e Lages com exatos 80,7% dos entrevistados acreditando em um cenário melhor para 2026. Significa que 8 em cada 10 lageanos acreditam em um 2026 melhor.
O registro por drone feito pelo Marlon Sá Molin que a prefeitura de Lages distribuiu para ilustrar a notícia do otimismo do lageano para 2026
P. S. Se você quiser consumir direto na fonte clica neste link da Fecomércio!





