Geral

Saúde: ‘Lages ficou na mão’

UM DOS PROGRAMAS MAIS INTERESSANTES DE ATENDIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE FOI RETIRADO DO MAPA

Nesta semana numa roda de conversa com colegas de comunicação, lembramos do programa Saúde na Mão. O sistema que inclusive foi copiado por outras cidades brasileiras, disponibilizava atendimento em tempo real à distância. Com direito a uso de um APP (aplicativo), o usuário acessava serviços diversos na seguinte concepção:

“Uma equipe de enfermeiros e profissionais de saúde que já realizam o atendimento da população 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo número 0800 444 3355 e, agora estão à disposição pelo aplicativo para facilitar o atendimento via videochamada e chat“.

“Para quem tem o filho com febre no meio da madrugada, aquela dor de cabeça persistente, um familiar que não está se sentido bem. O Saúde na Mão Lages está no ar para isso. Atendimento de onde o cidadão estiver, quando precisar”, pregava à época o então secretário Claiton Camargo sobre a concepção e funcionalidade do programa. Na gestão de Carmen Zanotto, o mecanismo nao foi mantido e a alegação da desativação foi atribuída “ao fim do contrato”.

ASSIM…

Se não há nada a mais nos bastidores que tenham levado à desativação do sistema, a descontinuidade se constitui um retrocesso, inclusive em tempos de inovação tecnológica. A menos que a ideia seja voltar, trocando o nome como ocorreu com o Banco do Emprego que passou a ser Banco de Oportunidades apenas para não carregar a inovação de gestões anteriores. Será que para substituir o Saúde na Mão vão inventar outro aplicativo ou vamos continuar com o Saúde no Pé, ou seja, precisando de atendimento de saúde Dê no Pé até a UBS ou a UPA?

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *