Geral

Moisés é cidadão de São Joaquim

EX-GOVERNADOR CATARINENSE FOI HOMENAGEADO PELO LEGISLATIVO JOAQUINENSE

A cidade de São Joaquim tem sorte com governadores. Foi assim com o saudoso LHS que não se recolhia de ações para levar mais infraestrutura ao segundo maior município da Serra Catarinense. Foi o próprio LHS um incentivador para que investidores apostassem no potencial da produção de vinhos no município. Veio Colombo e esparramou asfalto, melhorando estradas como a SC-114 (Lages a São Joaquim) e a SC-110 (São Joaquim ao Cruzeiro) e a sequência da SC-390 em direção a Bom Jardim, além da insistência com o Exército para asfaltar o Caminhos da Neves (SC-114 em direção a Bom Jesus).

ERA MOISÉS

Depois de Colombo na dobradinha com Pinho, veio Carlos Moisés. E o então governador foi outro que tratou com carinho São Joaquim. Tanto que é dele a iniciativa de pavimentação asfáltica na chegada a vinícolas como Monte Agudo, Leone Di Venezia e também para os rumos da Pericó. Claro que o atual governador deu sequência, mas partiu de Moisés a iniciativa. Inclusive estava nos planos dele o asfaltamento da Coxilha Rica (em Lages), saindo lá pela localidade de Estância do Meio, até a área urbana de São Joaquim (a sequência da SC-390). A não reeleição freiou esse foco na infraestrutura do município, mas a cidade é grata a Moisés. Tanto que lhe concedeu o título de Cidadão Joaquinense.

Iniciativa da homenagem foi do vereador Domingos Martorano (de óculos) com a honraria ao ex-governador catarinense que agora também pode se dizer joaquinense!

OS PASSOS DE MOISÉS

Depois da não reeleição em 2022, Carlos Moisés tem se mantido firme na militância política, embora, atualmente, sem partido. Ele não está mais no Republicanos, sigla que foi ‘ocupada’ pelo grupo que quer ajudar Jorginho na reeleição. Moisés é pré-candidato a Deputado Federal e deve definir o rumo partidário até dia 3 de abril, prazo limite para a filiação, visando estar apto à disputa.

Continue Reading
Geral

Usina Coxilha: Dia de audiência

QUASE 100 PÁGINAS INTEGRAM O RIMA DA USINA COXILHA RICA QUE SERÁ CONSTRUÍDA NA DIVISA DE LAGES E CAPÃO ALTO

“Diante das análises apresentadas nos capítulos do EIA, conclui-se que não foram identificados obstáculos socioambientais significativos para a instalação da PCH Coxilha Rica. O projeto está em conformidade com as diretrizes ambientais e a legislação vigente no estado de Santa Catarina e no Brasil. A viabilidade ambiental do empreendimento está condicionada à implementação efetiva das medidas mitigadoras e programas ambientais propostos nas fases de planejamento, construção e operação”.

O conteúdo entre aspas acima integra a parte conclusiva do RIMA – Relatório de Impacto Ambiental elaborado pela empresa Terra Ambiental (São José/SC), que tem em seu corpo técnico (assinando o relatório), oito profissionais de profundo conhecimento da área.

O referido relatório que totaliza quase 100 páginas será apresentado, de forma circunstanciada, na noite desta terça-feira, 18, em ato solene que integra uma audiência pública (prevista em lei). A providência é para que se dê outros passos visando a implementação do empreendimento no Rio Pelotinhas, divisa de Capão Alto e Lages.

Acima, retiramos do relatório (que é público), o print sobre a localização do empreendimento, na Coxilha Rica. A PCH ficará bem acima da Usina Santo Cristo, que também utiliza potencial hidráulico do rio Pelotinhas (quase na chegada ao rio Pelotas).

SERVIÇO SOBRE A AUDIÊNCIA PÚBLICA

Sobre: PCH Coxilha Rica

Público alvo: Todos os interessados

Local: Acil em Lages

Data: 18.11.25 às 19h

Relatório: Neste link!

Continue Reading
Geral

Lages: Sai ‘felicidade’ do Natal

NATAL FELIZ CIDADE: A NOVA DENOMINAÇÃO DO PROJETO DE DECORAÇÃO NATALINA

A referência à palavra felicidade não integra mais a denominação do projeto de decoração natalina de Lages. O projeto que lá na década de 1990 se chamava Brilho de Natal passou à nova denominação e se manteve por mais de uma administração pública. Entretanto, por alguma estratégia de não fomentar marcas de gestões anteriores, a equipe da prefeita Carmen Zanotto – naturalmente, com o aval dela – passou a grifar o projeto como Natal Feliz Cidade. A programação está prevista para iniciar na boca da noite do próximo domingo, 23.

REGISTROS DOS TEMPOS IDOS DO NATAL FELICIDADE

Este ano se pretende incrementar o túnel de luzes na rua Nereu Ramos. Mas essa novidade remete ao ano de 2013 (foto acima) quando o referido túnel enfeitou o trecho entre o Calçadão e a Caixa...

A Nereu Ramos, já revitalizada, ganhou também contornos diferentes em um dos natais da virada da década…

Houve ano que as laterais da via receberam a ornamentação de luzes e projeções na Catedral

Também já tivemos momentos memoráveis de programação artística ao redor do Tanque, mesclando sonoridade e luzes…

A decoração no Tanque incluiu túnel de luzes e palco em direção ao lago…

O espetáculo Anjos na Janela, primeiro no Colégio Rosa (foto)…

…e depois nas janelas do prédio da prefeitura também traz boas lembranças!

E todos os projetos de decoração natalina consideraram algum tipo de atrativo na referência que é a Catedral de Lages

E sempre com multidão conferindo as atrações, como na edição de 2022 já no palco do novo Calçadão

Continue Reading
Geral

Dono de vinícola leva tiro no rosto

DURANTE O ASSALTO UM DISPARO ATINGIU MAXILAR DO EMPRESÁRIO DE ORIGEM BOLIVIANA

Polícia Civil de São Joaquim investiga as circunstâncias de um assalto seguido de uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte tentada). O episódio foi registrado na noite de domingo, 16, quando dois homens invadiram a residência do proprietário da Vinícola D’Alture, situada às margens da SC-114, distante 3 km do portal de chegada a São Joaquim por Lages. De acordo com o relato da ocorrência, os ladrões levaram o aparelho celular, pertences da vítima, incluindo a carteira. Uma arma também teria sido roubada pelos assaltantes.

Registro de Wagner Urbano da entrada da Vinícola D’Alture às margens da SC-114, cujo proprietário foi vítima de violência por volta das 21h45min do domingo, 16

VIOLÊNCIA CONTRA A VÍTIMA

Além do roubo dos itens, os ladrões teriam ainda efetuado um disparo contra o rosto da vítima, com o projétil ficando alojado no maxilar. Mesmo ferido, o empresário conseguiu mobilizar profissionais que atuam na própria vinícola que o auxiliaram. Ele está fora de perigo, mas absolutamente abalado com o ocorrido na ocorrência atendida pela PM de São Joaquim. O empresário é de nacionalidade boliviana e estabeleceu um grande circuito de amizades na atuação no ramo da vitivinicultura, sendo ele um apaixonado por vinhos.

A ocorrência chamou a atenção porque esse tipo de episódio (assalto e tentativa de latrocínio) não é algo comum no cotidiano tanto na área urbana quanto rural da segunda maior cidade da Serra Catarinense.

Continue Reading
Geral

MDB mantém mobilização na Serra

EVENTO EM SÃO JOSÉ DO CERRITO MANTÉM MILITÂNCIA MOBILIZADA À DISPUTA DE 2026

Coube à prefeita Tainara Raitz a condição de anfitriã de mais um evento de mobilização do MDB na Serra Catarinense. Foi um jantar para marcar as atividades do ano da sigla no município, inclusive com a presença do pré-candidato a deputado Estadual pela sigla, Elizeu Matos. O fato do MDB estar com lugar reservado na janelinha da chapa com Jorginho Mello, constitui-se mais uma razão de animação da militância, para o embate que está a caminho, na disputa de 2026.

Vereadora anteriormente, Tainara Raitz administra um dos três municípios da Serra Catarinense onde o MDB venceu a eleição ano passado. Além do Cerrito, a sigla comanda a prefeitura de Otacílio Costa, através de Fabiano Baldessar e Correia Pinto, com a prefeita Lúcia Ortiz.

Continue Reading