TRATA-SE DA PAVIMENTAÇÃO DE 20KM ENTRE VARGEM E ABDON BATISTA CUJOS TRABALHOS AVANÇAM
Poucos são os trechos de interligação entre municípios aqui na Serra Catarinense que permanecem de chão batido. Há três em especial que carecem de pavimento. O primeiro deles está em obras, mas essas ocorrem de maneira demasiada lenta. É a SC-370 a partir de Urubici em direção a Rio Rufino, numa extensão de 29km e valor previsto de R$ 160 milhões.
Outra trecho de chão batido é o que liga Correia Pinto a Palmeira, cujo asfaltamento é importante para a economia dos dois municípios ao ponto da própria empresa Klabin ter doado o projeto da pavimentação ao governo catarinense. E também para fomentar o deslocamento de passageiros do Alto Vale do Itajaí ao aeroporto de Correia Pinto (foto acima) porque encurtaria em mais de 50 km a distância.
RODOVIA NOS LAGOS
A terceira interligação entre municípios que é de chão batido é a SC-452 desde Anita Garibaldi, passando por Abdon Batista até Vargem (BR-282). Mas no caso dessa rodovia, metade dela está em obras. Trata-se dos 20 km desde Vargem até Abdon. A obra tem custo inicial (o valor deve ser atualizado) na ordem de R$ 100 milhões. A troca de governo (de Moisés para Jorginho) desacelerou os trabalhos, mas agora há um ritmo mais satisfatório de ações.
Aqui uma ideia de como está o trecho entre Abdon Batista e Vargem em parte da SC-452 interligando os dois municípios…
Na chegada a Vargem (e à BR-282) foi feito um contorno (antes a SC-452 passava por dentro da cidade de Vargem) e essa ponte em construção é sobre o rio (da Vargem), cerca de 700 metros antes da rodovia estadual chegar na BR-282.