ELE FOI VEREADOR POR QUATRO LEGISLATURAS E CHEGOU A CONCORRER À PREFEITURA DE LAGES NA ELEIÇÃO DE 1976
Há aquelas lideranças da política paroquiana que a gente reserva referência especial pela atuação e a trajetória. É assim como Aderbal Andrade, nascido nos idos de 1939 em Rio Rufino. Sua estreia na política foi aos 33 anos quando conquistou 1.526 votos para o mandato de vereador no pleito de 1972.
DISPUTA À PREFEITURA
Aderbal Andrade se entusiasmou nas lidas da política como a vereança na década de 1970 ao ponto de chegar a disputar a prefeitura de Lages quatro anos mais tarde (1976) na eleição conquistada por Dirceu Carneiro. Depois se elegeu vereador no pleito de 1982, 1988 e 1992.
Aderbal Andrade foi contemporâneo na Câmara de Vereadores de nomes como Fernando Coruja e Cosme Polese que, mais tarde se tornariam prefeito e vice de Lages
DOENÇA NO CAMINHO
Estava no exercício do quarto mandato de vereança quando foi acometido por um AVC. Ele chegou a superar o referido acidente, mas acabou por sofrer um segundo, causando-lhe limitações que o tiraram da lida política e da vida pública. Por causa do estilo extrovertido e polêmico, alguns se referiam a ele como Bagual da Bocaina.
Esse registro é de algum tempo atrás de uma visita do deputado Mário Motta acompanhado do Kalu a Aderbal Andrade. O parlamentar sempre que possível visitava o lageano que o conheceu nos tempos das lidas na antiga TV Planalto na década de 1980.