CONFORME OS REGIMENTOS, APÓS AS POSSES, NO PRIMEIRO DIA DO ANO FORAM REALIZADAS ELEIÇÕES NAS CÂMARAS DE VEREADORES NA SERRA CATARINENSE
E houve de tudo na disputa pelo comando de cada legislativo na Serra Catarinense. Em alguns ocorreu o previsto, como em Lages, inclusive com unanimidade e, em outros, como em Cerro Negro, ocorreu até abandono da sessão, fato protagonizado por três vereadores (dois do PL e um do PP). Confira quem preside cada Câmara de Vereadores na Amures com levantamento feito pelo jornalista Amarildo Volpato da Rádio Clube FM:
Anita Garibaldi – Dirceu Dallamico (União Brasil) foi eleito presidente. O prefeito Henrique Menegazzo tem maioria com seus 5 vereadores pelo União Brasil e mais 1 do MDB.
Urupema – Jeinefer Souza Andrade, popular Jheny (PP), a mais votada nesta eleição foi reeleita e preside a Câmara.
Ponte Alta – Professor Cleber Gonçalves – O mais votado. Ele é do Republicanos, mesma sigla do prefeito Edson Wollinger.
Painel – Gustavo Teixeira – Do mesmo Podemos da vice. Ele que foi reeleito, preside a Câmara de Vereadores do menor município da Serra.
Urubici – Eolanda da Rosa Costa (Landa) – Ela foi reeleita e integra o PSD do prefeito Leandro Corrêa. Landa foi a segunda mais votada.
Cerro Negro – Flávia Moraes que é do Cidadania foi eleita presidente inclusive com voto da vereadora Duna (PL) da oposição. Os vereadores Nego (PP), Sabiá e Ivandel (ambos do PL) abandonaram a sessão que elegeu Flávia.
Campo Belo do Sul – Gilseu Rosch que já foi do PSDB, reelegeu-se pelo PP. O popular Shampoo foi eleito presidente da Câmara.
São José do Cerrito – Hélio Matos foi eleito presidente. Ele é um dos seis vereadores de oposição eleitos pelo PSDB.
Correia Pinto – Fabrício Madruga (PP) é da oposição à prefeita Lúcia Ortiz (MDB) e foi eleito presidente da Câmara.
Bom Retiro – Disputa foi no voto com a oposição vencendo por 5 votos a 4. Professor Guilherme do PSD é o presidente da Câmara.
Bom Jardim da Serra – Ivânio Véio foi o penúltimo eleito mais votado, mas o PL fez 5 vereadores. Assim, ele foi eleito presidente da Câmara.
Palmeira – O PL comanda a prefeitura e a Câmara de Vereadores. Alcione Pereira da Cruz é o novo presidente da Câmara. Popularmente conhecido como Alcione Baseado, ele foi reeleito em 2024.
Otacílio Costa – Luiz Carlos Oliveira (Luiz do Sindicato) que foi reeleito pelo MDB como o segundo mais votado (o segundo da direita para a esquerda) é o novo presidente da Câmara. Jean da Silva (segundo da esquerda para a direita) é o vice-presidente. Rodrigo Barth (direta) e Kristian Andrade (esquerda) são os secretários. No registro, a nova Mesa Diretora com o vice-prefeito Leonir Ribeiro e o prefeito Fabiano Baldessar.
Capão Alto – O estreante na Câmara Alexsandre Madruga foi eleito presidente. Ele é do mesmo PSD da prefeita Sadiana Mello.
Bocaina do Sul – O PL elegeu o presidente da Câmara em Bocaina do Sul. Trata-se do vereador de primeiro mandato Yure Antunes Melo.
São Joaquim – O vereador mais votado, Professor Edson dos Santos do Podemos
Lages – Maurício Batalha – Podemos foi eleito por unanimidade com 16 votos.
Rio Rufino – João Paulo Oliveira – PL – Reeleito e presidente da Câmara.