PREFEITO ANUNCIA PACOTE PARA PAVIMENTAR 21 RUAS. E INFORMA QUE OUTRAS 40 TAMBÉM PODEM RECEBER PAVIMENTO
Quando o colega Amarildo Volpato foi cobrir o anúncio das pavimentações para o programa A Hora da Corneta da Clube FM, no estúdio choveu mensagens de críticas aqui e ali. A maioria, naturalmente, de moradores angustiados por não ouvirem o nome da rua onde residem na lista. De qualquer forma, há vias de vários bairros de Lages incluídas entre aquelas que receberão pavimentação neste segundo semestre. As obras podem iniciar ainda hoje, visto que a etapa da licitação foi vencida e agora cabe às empreiteiras – e à própria equipe da prefeitura – colocarem as máquinas para trabalhar.
ONDE ESTÃO ESSAS VIAS
São ruas de13 bairros diferentes (Santa Mônica, Santa Helena, Várzea, Santa Maria, Restinga Seca, Guarujá, Conta Dinheiro, Promorar, Tributo, Maria Luiza, São Miguel, Centenário e Copacabana). Em quantitativos, a previsão é de pavimentar quase 6 km (5.667,39 metros). E no projeto consta que todas as vias terão iluminação pública (postes) dotadas de lâmpadas de LED (Light Emitting Diode).
MAIS DE R$ 13 MILHÕES
A informação oficial não indica, mas parte dos recursos é oriunda do Finisa II, empréstimo junto à CEF que está dando esse fôlego financeiro ao Paço para investimentos em infraestrutura. Somente nesse pacote de 21 ruas, serão investidos R$ 13.440.946,43. No montante constam recursos oriundos também de emendas parlamentares.
QUEM EXECUTA
São três empresas de Lages (Construtora Branger, A.S. Construtora e José Roni Ferreira Fernandes – Base Forte) e uma de Itapema (Saninfra Engenharia) que executarão os trabalhos, além de equipes próprias da prefeitura com asfalto da Usina Cisama. Caberá ao engenheiro Edson Teixeira da Silva a fiscalização sobre o cumprimento dos projetos pelas empresas licitadas e que executarão as pavimentações.
O retrato da faceirice: Do vereador Robertinho (esquerda) ao secretário João Alberto (direita), o prefeito Ceron e os responsáveis pelas empresas que irão executar o pacote de obras
ATO MEIO EM SIGILO
Por alguma estratégia do Paço, essa assinatura das ordens de serviços para que as empresas executem a pavimentação de 21 ruas, não foi informada para a imprensa. O suplente Felício Martins que acabou vazando a informação na Clube FM, permitindo o conhecimento, a cobertura e a informação.
Durante a fala no ato – e isso está nas plataformas digitais que o prefeito frequenta – Ceron declarou que há ainda estudos para ampliar essa lista de ruas com a possibilidade de um pacote com mais 40 vias recebendo pavimento na cidade. Em se confirmando, durante os 8 anos de gestão do Gringo, entre trechos completos, pedaços, considerando ruas e avenidas, teremos mais de 400 obras de pavimentação viária na cidade.
TROCADILHO INFAME
A estratégia do sigilo no ato de anúncio das pavimentações lembra aquela piada de uma rua com montes de pedra brita, quando se indaga ao morador porque não havia distribuído na via e ele responde:
– O prefeito disse que iria mandar, mas era só para a nossa rua. E não era para espalhar!