SC CHEGA A MARCA DE 1 MILHÃO DE CIRURGIAS E APRESENTA A EVOLUÇÃO DOS PROCEDIMENTOS AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS
“Eu nem acreditei quando me ligaram, achei que era mentira, finalmente vou viver sem dor”. A declaração é de Marco Antonio Silveira. Ele tem 47 anos, é mais um paciente dos mutirões de cirurgias, mas representa um marco importante. Silveira foi o paciente de número 1 milhão, ao realizar a cirurgia de quadril no hospital Governador Celso Ramos, pelo programa de Cirurgias Eletivas. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o gráfico comparando quantitativos do primeiro semestre de cinco anos…
Os dados apontam a sequência evolutiva dos números de procedimentos…
Neste ano, nenhum mês se fez menos de 10 mil procedimentos com destaque para maio que superou as 15 mil cirurgias
OS DADOS
Em dois anos e meio, o Estado realizou 650 mil procedimentos eletivos e 360 mil emergenciais, chegando a marca de 1 milhão. Foi o maior investimento em Saúde já realizado pelo Estado com aporte de R$ 6,5 bilhões. “Nosso objetivo é diminuir o tempo de espera para os procedimentos eletivos para que nenhum catarinense espere anos para realizar uma cirurgia independentemente de qual seja a especialidade”, aponta o secret[ario Diogo Demarchi (Saúde).
MODUS OPERANDI
Iniciativas como a criação da Tabela Catarinense, as habilitações estaduais de especialidades de alta complexidade, os investimentos nas estruturas dos hospitais, aumento na produção dos hospitais próprios e a parceria com instituições privadas. Tais ações estão fazendo com que Santa Catarina cheque a esses números. Para se ter ideia, os procedimentos eletivos com internação tiveram um salto de 92% em relação ao ano de 2022. De janeiro a junho deste ano foram realizados 83.471 mil procedimentos, enquanto no mesmo período de 2022, foram 43.462 mil. “É importante destacar que nós não contabilizamos pequenas cirurgias como acontecia em anos anteriores, se fizéssemos isso o número seria muito maior”, afirma Demarchi.






