O MAIOR AGRUPAMENTO PARTIDÁRIO ESTÁ COM A PRÉ-CANDIDATA DO CIDADANIA. CONFIRMAÇÕES OCORREM NAS CONVENÇÕES
No próximo sábado, dia 20, abre o calendário para a realização de convenções partidárias, exigência legal para as siglas que irão participar do pleito municipal deste ano. São nessas convenções que se homologa candidaturas para vereador, além de indicar o rumo do partido na majoritária. Geralmente as convenções acontecem e as atas (que serão enviadas à Justiça Eleitoral) ficam abertas até o prazo limite de 5 de agosto. Em Lages a maioria das siglas adotará a estratégia de realizar convenção no primeiro final de semana de agosto, dias 3 e 4. E algumas, como é o caso do PP, utilizarão a segunda-feira, 05, para essa formalidade que definirá rumos.
O QUE TEMOS PREVIAMENTE?
A pré-candidata à prefeitura, Carmen Zanotto, é a que reúne maior quantitativo de siglas no seu entorno. Além do próprio Cidadania, tendem a estar juntos no projeto, partidos como o PRD (resultante da fusão entre PTB e Patriota), Podemos (que pode indicar o vice), PL (que também pode indicar o vice), além do Republicanos que tem dois vereadores em Lages e foca pelo menos manter essas vagas na Câmara.
PECULIARIEDADE DO PSDB
O PSDB se integra não por opção, mas por exigência da federação e não lança chapa independente, mas tucanos e Cidadania formam um único agrupamento de 17 nomes à Câmara. Se cada um desses partidos sair com chapa cheia à Câmara, serão 85 candidatos a vereador puxando votos para o projeto.
Apesar de federados (Cidadania e PSDB), o número que vai para a urna é o 23 e naõ o 45 na disputa em Lages
ELIZEU VAI DE DUO
O emedebista que tentará retornar à prefeitura de Lages como prefeito até organizou o União Brasil para ser coadjuvante no projeto. Mas na metade do caminho veio a decisão por lançar candidato a prefeito e a saída foi estruturar o DC – Democracia Cristã. Durante a Festa do Pinhão, Elizeu Matos circulou com o presidente do DC de quem recebeu garantia do estar junto no projeto, inclusive saindo com chapa cheia à Câmara e tentando emplacar duas vagas na Câmara. Assim, Elizeu, salvo alguma adesão de última hora, tem como ele o MDB e o DC.
LIO PODERÁ TER MAIS
Pré-candidato pelo União Brasil à prefeitura, Lio Marin deve ter uma coligação mais robusta. É bastante provável que o PP integre o projeto, inclusive compondo na majoritária, embora haja progressista flertando com Carmen Zanotto. Mas se a presença do PP com Lio é autoexplicável, a adesão ao projeto com Carmen poderia render desgaste ao projeto dela ao Paço. Além do PP, candidatos a vereador pelo PSD devem puxar votos para Lio cujos costuras de bastidores podem colocar com ele mais duas ou três siglas no projeto.
Depois do noticiário da semana com a encrenca jurídica na vida do pré-candidato do MDB, há leituras indicando que a disputa em Lages acabe polarizando o embate entre Carmen Zanotto e Lio Marin (União Brasil)
SOBRE OS DEMAIS
Daqueles que podem concorrer a prefeito, temos o PT de Cláudia Bratti federado com PV e PC do B, que significa que as siglas estarão juntas. Quanto ao Novo de Ricardo Córdova, o PRDB, além do PCO, esses, em concorrendo, não exteriorizam qualquer indicativo de parceria com outras siglas. Pelo menos, por enquanto. Quanto ao Podemos, PP e PRD, embora colocam nomes como pré-candidatos a prefeito, é improvável que consolidem as candidaturas em face do contexto de indicar vice ou não ser o respaldo em âmbito de Estado para dar o passo tentando o Paço.