IMUNIZAÇÃO PRIORIZA FAIXAS ESPECIAIS DA POPULAÇÃO E TEM CINCO PONTOS FIXOS E UM MÓVEL PARA APLICAÇÃO
Surpreende a movimentação no Tito Bianchini de pessoas em busca de imunização contra a Covid-19. Se nos tempos de pico da doença eram realizados aqueles mutirões sem precedentes em locais como o parque Conta Dinheiro, nos tempos de agora é possível chegar a esse local sem qualquer tipo de fila. O antigo P. A. Tito Bianchini é um dos cinco pontos fixos de vacinação contra a Covid-19. Há ainda o carro da vacinação que percorre regiões específicas e diferentes da cidade.
SPIKEVAX DA MODERNA
Essa limitação de locais de imunização se deve à falta de vacinadoras. Uma pessoa do bairro Guarujá, por exemplo, aguardo o carro da vacinação ou se desloca aos pontos disponíveis. A vacina que chega aos braços dos lageanos é a Spikevax registrada pela Adium S/A e fabricada pelo Laboratório Moderna. Trata-se de vacina monovalente atualizada para a variante XBB 1.5.
Adesão à imunização contra a Covid-19 é absolutamente baixa em Lages, sem filas e procura bem modesta pelos integrantes das faixas abaixo:
DOSES SEMESTRAIS
Pessoas com imunossupressão
Pessoas de 60 anos ou mais
Gestantes e puérperas
DOSE ANUAL
Trabalhadores da Saúde
Pessoas com deficiência
Pessoas com comorbidades
Pessoas em situação de rua
Pessoas em privação de liberdade
Funcionários do sistema carcerário
Embora a vacinação dos filhos fique sob a responsabilidade de gestão dos pais, a Spikevax é indicada para imunização ativa na prevenção da Covid-19 em crianças a partir de 6 meses de idade e em adultos
Com informações do jornalisa Thiago Junkes – Secretaria da Saúde de Lages