Geral

Criadas e extinta secretarias em Lages

FOI RESULTADO DA REFORMA ADMINISTRATIVA QUE INCLUSIVE AMPLIA O PODER DE COMANDO DA PREFEITA NO ÂMBITO DE GABINETE

Uma providência burocrática deve ocorrer de hoje para amanhã com a sanção do projeto de lei de origem do Executivo que instituiu a reforma administrativa de Lages. A alteração foi aprovada sem dificuldades na Câmara inclusive porque apresentou um mote de redução de 42 cargos (apesar dos novos criados) e uma economia anual que beira os R$ 1.900.000,00.

O QUE TEMOS DEFINIDO?

A Secretaria de Turismo a ser gerida pela turismóloga Ana Vieira passa a integrar a estrutura administrativa. A área também abrange eventos, o que significa que responderá pela Festa do Pinhão, porque esta é o maior dos eventos lageanos. Da mesma forma a Secretaria de Administração ‘se emancipou’ da Secretaria da Fazenda. O titular desta segue com Evandro Frigo e a prefeita deve nomear a nova titularidade à Administração.

EXTINÇÃO DA SEGURANÇA

Como era antes da criação da Secretaria de Segurança que surgiu para abrigar aliados no passado, essa estrutura deixa de existir. Passa a ser uma diretoria, com outros cargos correlatos da própria Secretaria de Administração, como era no passado. Os guardas, por exemplo, seguem vinculados à nova estrutura e não retornam às secretarias de origem, onde eram lotados. E esses profissionais (os guardas), bastante importantes no contexto do trabalho que executam, seguem responsáveis pela segurança do patrimônio, sem nenhuma outra atribuição na atividade.

GABINETE AMPLIA ATUAÇÃO

A prefeita Carmen Zanotto, ao conceber a reforma administrativa, puxou para ela, através do Gabinete, algumas áreas em relação às quais pretende ter comando direto, quer seja por ela, ou pelo próprio Samuel Ramos. O próprio gabinete volta a ter status de primeiro escalão e se chama Secretaria de Gabinete e Relações Institucionais, referência que deixou de ter na última reforma de Ceron. Ali estão abrigadas áreas que têm o acompanhamento direto da prefeita e do secretário Chefe de Gabinete.

O QUE TEMOS NO GABINETE

Além da própria Comunicação (que é uma área Executiva e que sempre foi subordinada ao gabinete), a Secretaria de Gabinete e Relações Institucionais abriga a política habitacional, tendo a Coordenação de Habitação vinculada (houve uma forte promessa de campanha nessa área). Ali está também a Coordenação de Saúde Animal e a Defesa Civil, que permanece vinculada. Também a Gestão de Convênios passa a ter o acompanhamento direto e o olhar mais atento da prefeita, até considerando a ampla experiência. A ideia é evitar que recurso de convênio ou emenda fique parado, como ocorreu na gestão passada.

AINDA O GABINETE

O próprio LagesPrevi também fica ‘mais na linha do Executivo’, com a estrutura não perdendo o status de primeiro escalão, mas tendo uma subordinação maior. Significa que a Secretaria de Gabinete passou a ser uma supersecretaria com atribuições mais amplas e supervisão nas áreas afins do Executivo.

Carmen Zanotto, cuja reforma administrativa aprovada, permitirá que a gestão ‘fique com a cara dela’. Ou seja, uma estrutura com cargos e encargos específicos para atender aquilo que a prefeita tem como prioridade e foco na gestão.

ÁREAS A TEREM TITULARIDADE NOMEADA

Com a reforma administrativa aprovada, a prefeita Carmen Zanotto tem sinal verde para complementar a equipe, com nomeações nas seguintes áreas:

Secretaria de Administração

Secretaria de Desenvolvimento

Diretoria de Trânsito – Diretran

Executivo de Proteção Animal

Colega Olivete Salmória informou que o Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal, Giovanni Tomaselli Guesser, será nomeado como Executivo da Secretaria de Meio Ambiente (e não Executivo de Proteção Animal como havíamos escrito).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *