BANCADA DA ALESC APRESENTARÁ MOÇÃO AO GOVERNO FEDERAL PEDINDO AJUDA PARA O TRECHO DA BR-101
Está na pauta desta quarta-feira, 09, na Alesc uma Moção de Apelo da Bancada do Sul Catarinense que tenta sensibilizar o Governo Federal para se buscar uma solução a problemática de mobilidade na BR-101, na altura do Morro dos Cavalos. O acidente do final de semana reforçou o alerta da necessidade de providência que consiste na implantação de um túnel. O custo, inclusive numa publicação do governador Jorginho, aponta R$ 1,2 bilhão para a obra. E os parlamentares, liderados pelo presidente da Alesc, Júlio Garcia, querem colocar o assunto na pauta, buscando soluções práticas.
Os deputados liderados por Júlio Garcia (PSD) tentarão inclusive uma audiência com o Presidente Lula e o Ministro Renan Filho (Transportes) para se construir um caminho de solução ao gargalo do Morro dos Cavalos.
O QUE DIZ O PRESIDENTE
“Estou falando desde minha posse como presidente [da Assembleia]. O grande problema de Santa Catarina vai ser a infraestrutura. O escoamento da produção será prejudicado, a vida das pessoas será prejudicada se não tivermos providências”, afirmou o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), que é membro da Bancada do Sul. “Devido a esse grave acidente, a Bancada do Sul resolveu apresentar essa moção, com um pedido de audiência ao presidente da República, para expormos a situação.”
MAIS A RESPEITO
Deputado Thiago Zilli afirmou que o Fórum Parlamentar Catarinense, formado pelos deputados federais e senadores do Estado, também será convidado para participar das audiências. O objetivo principal é buscar uma solução para as constantes interdições registradas no trecho, que comprometem uma das principais rodovias do estado:
“Existem sugestões de alternativas [ao túnel]. A comunidade indígena que está no local é a favor [da construção do túnel]. Já tem licença ambiental, já tem o projeto. Precisamos tirar os entraves para essa solução, porque Santa Catarina merece pela importância que essa rodovia tem”.
A solução apontada pelo DNIT é a construção de um túnel duplo. O trecho está sob responsabilidade da Arteris – Autopistas Litoral Sul