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Ferrovia não passará por Correia Pinto

TRAÇADO PREVISTO COLOCARÁ O TRONCO OESTE AO LITORAL PASSANDO POR PONTE ALTA

Porque o transporte ferroviário é alternativa no modal para escoamento de produção do Oeste aos portos do litoral Catarinense, seguem os passos para que a ferrovia planejada cortando o Estado se torne realidade. Opção de escoamento para Chapecó, o ramal passará por várias cidades, permitindo que essas peguem carona no deslocamento da produção. E aqui na Serra Catarinense, na divisão da ferrovia por lotes, para a elaboração do projeto, constata-se que o ramal passará um pouco mais acima no mapa e não mais em Correia Pinto.

INTERLIGAÇÃO COM O TRONCO SUL

Ao chegar à Serra Catarinense, o projeto da ferrovia Oeste-Itajaí terá uma interface para utilização, se necessário, do chamado Tronco Sul (linha férrea Paraná ao RS que passa por Lages). Esse cruzamento acontecerá no município de Ponte Alta que sedia o terceiro e mais longo dos lotes do projeto da implantação da ferrovia.

Aqui estão os projetos de engenharia por lotes, tendo aquele que passa pela Serra Catarinense – em Ponte Alta – o mais extenso entre os cinco previstos

O LOTE DA SERRA

Iniciando no Km 0 da ferrovia em Chapecó e se estendendo até Itajaí, a elaboração dos projetos está dividida em cinco lotes. Aquele que passa pela Serra Catarinense é o de número 03. Abrange do Km 239 ao Km 374,6 do ramal ferroviário. Este lote terá uma extensão de 135,6 km com um custo de R$ 6.276.914,63 para a elaboração do projeto. São mais de R$ 30 milhões de investimentos somente na elaboração do projeto ao longo dos 622 km previstos ao longo do trecho.

FERROVIA MAIS LONGA QUE A RODOVIA

Curiosamente o traçado da ferrovia, a partir da divisão da elaboração do projeto a partir de Chapecó a Itajaí, é mais longo que a rodovia BR-282. A referida rodovia que inicia no Km 000 nas pontes em Florianópolis chega a Chapecó marcando o Km 550. A ferrovia, por seu turno, parte do Km 000 em Chapecó e quando chega a Itajaí deve marcar o Km 622.

A ferrovia não será em linha reta como indica o traçado em azul, mas tende a ser 70 km mais longa em direção ao litoral que a rodovia em vermelho

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