Geral

Imóveis: 35 loteamentos em Lages

ESSE NÚMERO SE REFERE A EMPREENDIMENTOS EM EXECUÇÃO, OUTROS EM APROVAÇÃO E AINDA EM ESTUDOS

Lages tem cerca de 75.000 imóveis catalogados junto à Secretaria de Planejamento. São casas, empresas, apartamentos, enfim, imóveis individualizados por matrícula junto aos Registros de Imóveis. Se considerarmos os loteamentos/condomínios em execução na cidade, outros em processo de aprovação na Seplam e ainda aqueles em estudos, a previsão é de um total de 7.775 novas unidades (terrenos próprios para edificações). Isso significa um incremento de 10% no volume de imóveis em Lages.

QUANTIDADE DE LOTEAMENTOS

Os dados foram compartilhados pelo arquiteto e secretário de Planejamento de Lages, Malek Dabbous, durante reunião do Núcleo de Imobiliárias e Corretores da Acil. O secretário detalhou que nove loteamentos/condomínios estão em fase de execução. Significa que já se venceu todas as etapas, inclusive de venda (pelo menos a maioria das unidades) e os proprietários, à medida do interesse, constróem unidades habitacionais em 1.900 terrenos (lotes). Dabbous citou que há outros 13 loteamentos/condomínios em processo de aprovação (análise técnica na Seplam) e mais 13 prospecções para novos empreendimentos do gênero.

Na reunião de um dos principais núcleos setoriais da Acil, Dabbous detalhando a atuação da equipe que comanda na Secretaria de Planejamento, com dados que dão dimensão prática da expansão imobiliária em Lages

OUTROS DADOS

Durante a conversa com profissionais e empresários do Núcleo de Imobiliárias e Corretores de Lages, o secretário Malek Dabbous exteriorizou que:

“Com relação ao setor de fiscalização os números impressionam: 849 protocolos de viabilidade de funcionamento e 730 de construção, além de 593 projetos em análise e mais de 800 processos administrativos em curso apenas neste início de ano. A Secretaria também contabiliza 582 pedidos de habite-se e 827 protocolos ligados à acessibilidade, revelando a complexidade e abrangência da demanda enfrentada pela pasta”.

Observe-se que, embora de números expressivos de futuras novas unidades habitacionais em Lages, a fala do secretário Malek Dabbous não abrange os empreendimentos verticais que estão em construção ou prospectados para a cidade, como esse prédio que está com obras bem adiantadas na Avenida Camões, bairro Coral em Lages.

EM TEMPO

Segundo o presidente da Acil, empresário Antônio Wiggers, além dessa realidade de novas unidades habitacionais, está em processo inicial de estudo a implantação de um condomínio industrial privado na região do distrito de Índios. Empreendimento que se somaria a essa tendência de investimentos na construção civil de Lages.

Com informações de Sheila Rosa – Acil

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *