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Jair Júnior se virando nos 30

NOS PRIMEIROS 30 DIAS DE GESTÃO UM DOS DESTAQUES É O VICE QUE TEM ATÉ EXPLICADO SITUAÇÕES QUE ELE MESMO CRITICAVA POR IGNORÂNCIA

Embora a palavra soe pesada, ignorância é comum em todos nós. A ignorância é o desconhecimento sobre determinada situação, levando-nos a entendimento diferente da realidade. E o próprio atual vice-prefeito e gestor da Semasa, Jair Júnior, era ignorante, por exemplo, sobre a razão da prefeitura asfaltar uma rua em um dia e, no outro, a autarquia aparecer com máquinas fazendo buracos e detonando o novo pavimento. E como diretor presidente da Semasa, Jair Júnior não só está entendendo o assunto, como reduzindo a ignorância de outros sobre o tema.

QUEBRA DO ASFALTO NOVO

São de um conteúdo didático muito interessantes, os vídeos que Jair Júnior, na correria da função, tem produzido explicando, por exemplo, porque a Semasa quebra asfalto recém feito. Ele mostrou a situação da rua anexa aos predinhos da Várzea onde, na segunda-feira a empresa asfaltou e, na terça, lá estava a Semasa fazendo buracos:

“Quando é feito o asfalto, um rolo compressor bastante pesado é passado para compactar o pavimento. E esse peso causa o rompimento de rede (quebra de cano). Daí é preciso localizar o vazamento porque a umidade vai estourar o asfalto e haverá também desperdício. E não tem como previnir que a rede quebre porque é o peso do rolo compactador que causa o rompimento”.

Asfaltinho novo e vazamento causado pelo peso do rolo compactador exige que ‘se dê a luz’ a um buraco no pavimento. E não há como prevenir porque o cano só quebra devido ao peso do equipamento que compacta o asfalto.

LAJOTA ONDE É FEITO BURACO

Uma inovação nesta gestão é a colocação de lajota sextavada onde são feitos os buracos em locais de vazamento. Não é uma invenção da Semasa porque a SCGás fez isso onde colocou a rede na área urbana de Lages. O objetivo da lajota é dar tempo ao pavimento para que ele ‘trabalhe’ antes de receber o reparo com asfalto. Aponta Jair Júnior:

“Se abrirmos o buraco, fazendo o reparo da rede e imediatamente colocando o asfalto, o solo vai trabalhar e causar desnível. Assim, com a lajota, recupera-se o local para a passagem de veículos até o terreno ficar compactado entre 30 e 40 dias para depois se colocar a correção asfáltica”.

Aqui um exemplo da recomposição do asfalto antes do solo se acomodar. O reparo chegou, mas o pavimento baixou, deixando esses desníveis inconvenientes…

Aqui na descida do Tanque a lajota sextavada corrige a pista de rolamento até o solo ‘trabalhar’ e ficar em condições de receber o reparo definitivo de asfalto

BOA COMUNICAÇÃO

Ninguém na nova gestão – nem a prefeita – tem se comunicado tão bem quanto Jair Júnior. É fato que ele tem um público limitado (de seus seguidores), mas é o tipo de conteúdo que deveria abranger mais pessoas, até pela forma clara que é dada a informação. E acaba sendo uma resposta ao próprio vice-prefeito que, quando vereador criticava a Semasa, apontando falta de planejamento quando o asfalto novo era quebrado. Agora ele está vendo que não tem milagre. É desse jeito que a coisa precisa funcionar, mas com o diferencial de ele estar informando, esclarecendo.

Jair Júnior não vai mudar, mas talvez se tirasse o terno das incursões pelos bairros, aproximar-se-ia ainda mais das pessoas. Não é o caso da foto acima, mas em uma das andanças por um dos bairros de terno preto, uma moradora que não o conhecia disparou para a vizinha:

– Quem é o corvinho?

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