FOI O QUE DEFENDEU O DEPUTADO LUCAS NEVES DURANTE AUDIÊNCIA SOBRE O ASSUNTO EM BRASÍLIA
Embora nem sempre esteja na pauta, o assunto relacionado à proliferação de javalis nas propriedades rurais catarinenses continua preocupando. Até porque, os animais seguem causando prejuízos e preocupação no meio rural. Numa iniciativa dos deputados Rafael Pezenti (MDB) e Zé Trovão (PL), foi promovida uma audiência pública relacionada ao tema na Câmara Federal.
SC PRESENTE
Representando a Alesc, lá estava o autor do único projeto no Brasil que tenta barrar, de maneira mais célere, a proliferação da espécie exótica que é nocisa a todo um ecossistema, inclusive à economia das propriedades rurais.
Dominando o assunto, o deputado Lucas Neves propôs ao Ibama uma logística de regionalização na liberação de licenças para o controle (abate) desses animais. O parlamentar entende que um dos problemas que dificulta o controle, é a burocracia para a atuaçãode caçadores e a adoção de técnicas que permitam reduzir o problema.
O deputado Pezenti destacou ainda os riscos sanitários e ambientais da espécie. Segundo ele, além de disseminar doenças como a peste suína, que ameaça o rebanho nacional, os javalis representam uma séria ameaça à biodiversidade ao competir com espécies nativas, predar animais silvestres e degradar cursos d’água e nascentes.
Para o deputado Zé Trovão, além da questão de equilíbrio da natureza, os prejuízos econômicos aos produtores rurais precisam ser considerados para se intensificar ações de controle:
“Os javalis são considerados uma praga agrícola, responsáveis por prejuízos significativos em lavouras, riscos à pecuária e ameaça à biodiversidade. É uma ameaça real e precisamos de políticas claras para enfrentar esse problema.”
BEM ALÉM DE SC E RS
Osny Zago, representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apresentou relatos da situação no Triângulo Mineiro. “Os animais dessa espécie fuçam mananciais e causam erosões, contaminam as águas e chegam a causar desvios no curso das águas. Também chegam a comprometer a mata ciliar, comprometem nascentes e predam a fauna. São prejudiciais ao setor agropecuário, pois atacam os rebanhos, plantações e ainda detonam as reservas existentes nas áreas rurais, além da transmissão de doenças.”
CRISE A CAMINHO
Rafael Salerno, presidente da Associação Brasileira de Caçadores, lembrou que já havia participado de audiências públicas e reuniões em que alertava para o crescimento da população de javalis, que poderia chegar a um ponto de difícil controle. “O javali se multiplica muito, e isso é evidente. Na semana passada estivemos na FPA e reforcei que a crise sanitária relacionada ao javali no Brasil já não é mais uma questão de se vai acontecer, mas de quando e onde vai acontecer.”
‘IBAMA NÃO RESOLVERÁ SOZINHO’
Por fim, nos trabalhos em Brasília, Lívia Passos, representante do Ibama, ressaltou que o problema não é exclusivo do Brasil. “A questão da invasão biológica é um problema não só do Brasil, mas do mundo inteiro. Eu acredito que o Ibama sozinho não consiga resolver esse problema e chamo para que possamos buscar medidas para essa questão. Há o reconhecimento do Ibama como espécie exótica e invasora e precisamos de vários instrumentos.”
Salerno à direita, o deputado Lucas Neves e o deputado Pezenti, autor da iniciativa para debater o tema, durante a audiência no DF








