UMA VARA COM MAIS DE UMA DEZENA DE ANIMAIS TERIA CAUSADO ACIDENTE COM IRMÃO DE DEPUTADO
– Esse é dos Neves! Vamos prá cima!
Como foi mais susto, prejuízo material e algumas escoriações, dá até para fazer trocadilho do fatídico acidente que envolveu Danilo Neves, irmão do deputado Lucas Neves. Ele retornava do Salto Caveiras de moto na noite da quarta-feira, 05, quando uma vara de javalis atravessou a BR-282 na área urbana de Lages, na altura do Km 225, na saída para o Cerrito.
E…
Ironia do destino, os animais acabaram causando o inconveniente exatamente ao irmão daquele que tem como uma das bandeiras no parlamento o combate a essa verdadeira praga que são esses animais exóticos, os javalis. Até parece que a frase em negrito acima é dos javalis, chateados com a cruzada de Lucas Neves contra o que eles representam de riscos e perdas.
A moto avariada depois de ser atingida pelos javalis na saída de Lages para o Cerrito
RISCO NA CIDADE,
PREJUÍZO NO INTERIOR
Logicamente que ninguém quer que um acidente desses aconteça. Mas o atropelamento do motociclista, causando pelos javalis serve para reforçar o tema e a necessidade de combater tais animais. O próprio deputado Lucas Neves entende que é preciso intensificar a fiscalização, a quebra de burocracia e afastar os riscos que esses animais representam. “Tem gente que desistiu de plantar culturas como o milho porque os javalis destroem a lavoura. E precisamos amparar essas pessoas e não deixar tais animais vencerem a guerra”. É o que aponta Lucas Neves, entendendo que os órgãos públicos precisam se espelhar na lei (de autoria dele) e intensificar ainda mais ações para afastar essa ameaça da área rural e agora na área urbana e até na família dos Neves.
Há 90 dias completou um ano da aprovação da lei de autoria de Lucas Neves permitindo o abate controlado de javalis, providência com foco de proteção à produção agrícola e às pessoas.
Retrato do período de aprovação da lei que permite o abate desses animais exóticos, evidenciando que a situação é preocupante na área rural da maior parte dos municípios catarinenses, especialmente aqui na Serra