DADOS OFICIAIS APONTAM COMO FORAM OS PRIMEIROS SEIS MESES DO ANO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS NA MAIOR CIDADE DA SERRA
Considerando apenas as carteiras de trabalho assinadas (e dado baixa) o sexto mês do ano fechou no vermelho em termos de geração de empregos na cidade de Lages. Nada muito expressivo. Foram quatro vagas fechadas a mais que as geradas nos diversos setores da economia. Isso que a indústria reagiu e gerou 103 vagas a mais que os desligamentos em junho. Os setores vilões na geração de empregos em Lages no sexto mês do ano foram o agronegócio (45 vagas fechadas a mais que as contratações) e a prestação de serviços que fechou 77 vagas a mais que as abertas.
SEMESTRE BEM POSITIVO
Mas se o termômetro é a geração de empregos, é possível apontar que a economia de Lages vai bem. Nos seis meses iniciais de 2024 apenas março e junho fecharam com mais demissões que contratações. Na matemática geral temos um saldo positivo de 1.317 vagas geradas a mais que as demissões no período entre janeiro e junho deste ano:
Janeiro: + 409 vagas
Fevereiro: + 459 vagas
Março: – 25 vagas
Abril: + 398 vagas
Maio: + 80 vagas
Junho: – 04 vagas
São 1.317 vagas geradas no semestre. Isso que, no geral, a indústria deu uma recuada, mas a prestação de serviços se destacou em Lages