OS DADOS SÃO OFICIAIS DO IBGE E APONTAM TAMBÉM NÚMEROS DE CASAMENTO E DIVÓRCIOS
Como você vai acessar a notícia sobre a realidade brasileira, sem entrar no detalhe de cada município, a gente a ponta os dados. Trata-se dos números divulgados nesta sexta-feira, 16, sobre nascimentos, mortes, casamentos e divórcios em cada município brasileiro. Os dados são oficiais do IBGE e têm como base o ano de 2023.
NASCIMENTOS E MORTES EM LAGES
De acordo com os dados oficiais, a partir de informações do Cartório de Registro Civil ao IBGE, Lages registrou em 2023 um total de 2.267 nascimentos ao longo dos 12 meses. No mesmo período foram registradas 1.406 mortes pelos mais variados motivos e diagnósticos. Isso significa que o número de nascimentos na cidade é 38% maior que a quantia de óbitos. Ou seja, tem mais lageano nascendo que morrendo.
CASAMENTOS E DIVÓRCIOS
Segundo os dados oficiais do IBGE, com base nas informações do Cartório de Registro Civil, ainda temos uma quantia robusta de gente se casando. Durante o ano de 2023 ocorreram 520 casamentos, sendo 518 deles entre pessoas de sexo diferente e dois casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Um total de 228 casais lageanos resolveram se divorciar oficialmente naquele ano.
Lages registra mais batizado que velório pelos dados oficiais do IBGE
OUTROS MUNICÍPIOS DA AMURES
Vamos pegar os dados dos outros três maiores municípios da Amures (depois de Lages):
São Joaquim – No ano de 2023 ali nasceram 334 crianças. Morreram 220 pessoas. Foram 66 casamentos entre pessoas de sexo diferente (nenhum entre pessoas do mesmo sexo). E se registrou um total de 40 divórcios entre joaquinenses.
Otacílio Costa – A terceira maior cidade da Serra Catarinense registrou 189 nascimentos em 2023. Foram 123 mortes nos 12 meses daquele ano e tivemos 127 casamentos, sendo que um deles foi entre pessoas do mesmo sexo. Ao todo, 52 casais de Otacílio Costa consumaram o divórcio.
Correia Pinto – Tendo chegado a 16.163 habitates, Correia Pinto é a quarta maior cidade da Serra Catarinense. Ali houve um total de 76 casamentos entre pessoas de sexo diferente. Nenhum entre pessoas do mesmo sexo. Ao todo 47 casais se divorciaram e 175 crianças nasceram e 109 pessoas morreram por circunstâncias várias no município.








