Geral

Lages fora de ‘A Versão de Anita’

PORTO ALEGRE, CAXIAS DO SUL, SÃO PAULO E LAGUNA NA ROTA DO LANÇAMENTO DO FILME SOBRE A HEROÍNA. EM LAGES, NADA!

O cineasta italiano Luca Criscenti dirigiu A Versão de Anita, constituindo-se uma obra que mistura documentário e ficção, reinterpretando a trajetória da chamada Heroína dos Dois Mundos, Anita Garibaldi. Nascida em 1821 (Laguna e não Lages) e falecida em 1849 (na Itália), o filme faz a leitura de sua trajetória a partir de sua própria perspectiva, destacando sua visão sobre os eventos históricos que marcaram sua vida.

ESTREIAS LONGE DAQUI

Não houve qualquer movimentação (até agora) para projetar A Versão de Anita em terras lageanas. Há uma corrente que defende que a heroína nasceu em Lages. Daí faria muito sentido que a obra cinematográfica desfilasse nas telas também destas terras. Meno male que na informação da estreia prevista para esta quinta-feira, 13, nas comemorações dos 200 anos de nascimento da heroína, há locais que irão projetar o filme, que ainda não foram anunciados. Quem sabe anunciem Lages.

No longa, a atriz italiana Flaminia Cuzzoli interpreta Anita Garibaldi e oferece uma nova perspectiva sobre sua vida. Assim, o filme a apresenta não apenas como esposa de Giuseppe Garibaldi, mas destaca sua coragem, sua luta e seus ideais.

Cena de A Versão de Anita cujo cenário pode ser o mar de Laguna ou de algum litoral italiano para onde foi a heroína lutar ao lado de Giuseppe Garibaldi

SOBRE O FILME

Produzido em parceria entre a italiana Land Comunicazione e a brasileira Zapata Filmes, A Versão de Anita apresenta Flaminia Cuzzoli no papel da protagonista, interpretando Anita Garibaldi tanto no passado quanto nos dias atuais. O roteiro foi elaborado por Luca Criscenti, Silvia Cavicchioli e Daniela Ceselli, enquanto a produção local no Brasil ficou a cargo de Douglas Limbach.

O filme teve locações (gravações) em duas cidades italianas (Napoles e Bologna) e ainda em Laguna e Porto Alegre

As fotos são da divulgação do filme!

ANITA E LAGES

A cidade que chegou a reivindicar ser o local de nascimento da heroína não possui qualquer referência mais robusta para homenagear a companheira de Giuseppe Garibaldi. Não há em Lages uma estátua, um monumento, ou uma avenida e bairro que tenham o nome de Anita Garibaldi.

AINDA SOBRE ANITA E GIUSEPPE

Está em cartaz na Netflix uma série chamada O Leopardo (Ill Gatopardo) que é uma leitura italiana sobre as incursões de Giuseppe Garibaldi na cruzada pela unificação da Itália. A obra que em 1963 foi um filme, também adaptado do livro e protagonizado por Alain Dellon, mostra Garibaldi chegando em cidades italianas, mas em momento algum se faz menção ou é mostrado a personagem de Anita.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *