GESTÃO DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO INFORMA QUE OCORRERAM 168.000 ATENDIMENTOS EM UM ANO
Durante o compartilhamento de informações e dados na reunião da Acil desta semana, o diretor da UPA, Fernando de Aguiar, apontou um dado curioso e interessante, confirmando a importância daquela estrutura no contexto da saúde de Lages.
A INFORMAÇÃO
Aguiar informou que a UPA possui 5 consultórios adulto, 2 consultórios pediátricos e uma sala vermelha, e sempre tem profissionais atendendo. “Em um ano que estamos à frente da administração da UPA, já foram atendidos 168 mil pacientes”. Esse dado significa que o equivalente à população de Lages passou pela triagem e atendimento na Unidade no período de um ano.
A reunião da Acil colocou em um mesmo ambiente para a troca de informações os gestores da UPA e dos hospitais de Lages
IMPORTÂNCIA DAS UBS
Desse total de 168.000 atendimentos no período de quase um ano (o IMAS vai complementar no sábado da semana que vem o primeiro ano de gestão da UPA), houve um total de 12.000 atendimentos classificados de risco baixo ou mínimo. Significa que são pacientes que poderiam ser atendidos nas UBS dos bairros. Tal situação repercutiria em menor espera por atendimento na própria UPA.