Geral

Boa notícia à produção de maçã

MEDIDA ANUNCIADA FACILITARÁ EXPORTAÇÃO DA MAÇÃ PRODUZIDA EM SC E SEM DEPENDER DO RS

A entidade que representa os produtores de maçã catarinenses vinha numa cruzada em defesa da certificação da fruta no Estado, sem depender do escritório do MAPA – Ministério da Agricultura de Vacaria. Tal providência representaria – e representará – mais de 10 dias de agilidade entre a colheita e a colocação da maçã nos containers de exportação em portos de SC. E a boa notícia confirmando o atendimento da demanda foi apresentado pelo governador Jorginho Mello, durante a abertura da Festa da Maçã.

SIGNIFICADO DISSO

A autorização do MAPA acelerá a logística de forma que as maçãs frescas para exportação sejam inspecionadas e certificadas na origem, no polo produtivo de São Joaquim e Fraiburgo, sem ter que passar pelo Rio Grande do Sul (Vacaria). Após interlocução do governador ao MAPA, a Secretaria de Defesa Agropecuária assegurou por despacho que, já na próxima safra (2025), o Ministério enviará seus profissionais para a região de São Joaquim e para Fraiburgo para fazerem a inspeção e certificação das maçãs em Santa Catarina.

DIZ JORGINHO QUE…

“A certificação da maçã em Santa Catarina é algo que a população merecia há muito tempo. SC é o Estado que produz a melhor maçã do Brasil e até então não podia fazer a certificação da fruta onde ela é produzida”.

Governador Jorginho mostra o documento que fará o Ministério da Agricultura atuar na certificação diretamente em São Joaquim e Fraiburgo

DESAFIO DA CIDASC

Presente em São Joaquim (ela aparece na foto acima), a presidente da Cidasc, Celles de Matos, detalha a ação que tornou possível essa certificação:

“A Cidasc levou esse pleito ao governador e ao Mapa. Essa decisão desonera e muito a questão logística da produção, aumenta a vida útil do produto e portanto o valor comercial dele. Essa era a maior demanda que havia na área da Cidasc na região de São Joaquim e Fraiburgo”.

Embora longe do calendário da colheita, a Festa da Maçã se constitui uma vitrine sobre aquilo que de melhor se produz nos pomares de São Joaquim onde há mais de 2 mil produtores pequenos, médios e grandes

Fotos: Roberto Zacarias – Secom/SC

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *