“Nossa intenção é avaliar como implantar soluções semelhantes em Lages, especialmente pensando em fluidez, segurança e resposta rápida às demandas da população”. Foi o que disse o secretário do Planejamento de Lages, Malek Dabbous, após um deslocamento a São Caetano do Sul (SP) para uma visita técnica ao sistema Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências.
DO QUE SE TRATA
O Smart Sanca é descrito como uma central de inteligência que unifica dados e funcionalidades de diversas áreas, entre as quais, o trânsito, transporte coletivo, defesa civil e a regulação médica. “Este é um dos centros de inteligência mais avançados do Brasil. Há câmeras com sistema de reconhecimento facial, monitoramento em tempo real com georreferenciamento e integração direta com o banco de dados”.
Secretário de Inovação (Indústria e Comércio), Joel Melo Júnior com Malek Dabbous (Seplam), ouvindo o secretário de Mobilidade Urbana de São Caetano, Marcelo Ferreira de Souza
ESTUDOS EM LAGES
Ao longo da visita foram apresentadas as soluções semafóricas, os sistemas de transporte coletivo e o monitoramento urbano em tempo real. Em São Caetano do Sul, tecnologia do sistema e das 510 câmeras instaladas em 100% da cidade. A visita já motivou o início de estudos por parte da Seplam, com apoio da secretaria de Indústria, Comércio e Inovação, para avaliar a implantação de uma central integrada de monitoramento, bem como a modernização da sinalização semafórica e do sistema de transporte coletivo em Lages.


