Geral

Mutirão: Falta que faz falta

UMA EM CADA TRÊS CRIANÇAS FALTOU EM MUTIRÃO DE CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS EM LAGES

Uma rotina tem se repetido em áreas diversas de atendimento no setor de saúde em relação a consultas agendadas em Lages: As pessoas são informadas, confirmam e não aparecem para receber o serviço especializado.

Foi o que ocorreu no sábado, 20, quando a Secretaria de Saúde de Lages implementou um mutirão de consultas oftalmológicas pedriátrias. O médico oftalmologista Fabrissio Portelinha Graffunder e equipe se programaram para atender 120 pacientes, todos previamente confirmados. Entretanto, 34,45% desse quantitativo de pacientes, não apareceram.

NÚMEROS DO ATENDIMENTO

Das 120 crianças cujos responsáveis confirmaram presença, apenas 78 compareceram e receberam atendimento. Outros 42 pacientes infantis não estiveram presentes no atendimento. O mutirão focou ampliar o acesso às consultas especializadas, reduzir o tempo de espera e proporcionar diagnóstico precoce de alterações visuais na infância.

SECRETÁRIA FAZ APELO

“Estamos trabalhando para reduzir as filas de espera e garantir que as crianças tenham acesso aos cuidados de saúde de forma mais rápida e eficiente. Também reforçamos o apelo para que as famílias compareçam às consultas agendadas ou avisem com antecedência em caso de impossibilidade, permitindo que outras crianças sejam atendidas”, ressalta a secretária de Saúde, Rose Possato.

Rose Possato destaca que o elevado número de faltas preocupa, uma vez que cada ausência representa uma vaga que poderia ter sido destinada a outro paciente que aguarda atendimento. Além de impactar diretamente na redução das filas, o não comparecimento gera desperdício de recursos públicos e dificulta o planejamento dos serviços de saúde.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *