Geral

Trem do pampa na Campanha Gaúcha

MODELO DE ATRAÇÃO TURÍSTICA QUE PODERIA SER IMPLEMENTADO NA SERRA CATARINENSE. ISSO SE…

Inaugurado nesta metade de julho na cidade gaúcha de Sant’Ana do Livramento um atrativo turístico que pode servir de inspiração a cidades cortadas por ramal ferroviário, como é o caso de Lages, aqui na Serra Catarinense. Trata-se do Trem do Pampa que, partindo da estação de Sant’Ana do Livramento, percorre 20 km até a estação de Polomas na localidade de Cerro Palomas, ali para os lados de Dom Pedrinho e Rosário do Sul. O atrativo inclui degustação de vinho na viagem, atrações artísticas e a paisagem sem igual do pampa gaúcho.

Para quem desejar das uma esticada a Rivera (Uruguai) que fica na divisa com Sant’Ana do Livramento (Brasil), pode incluir no roteiro o passeio que em duração média de 3 horas, e os bilhetes custam R$ 135 (trem +  transfer rodoviário + degustação a bordo + visita à Vinícola Almadén). 

Com a inauguração no 13 de julho, a partir do sábado, dia 20, o Trem do Pampa já oferece o passeio sempre aos sábados. São dois vagões (Tannat e Cabernet) que permitem o deslocamento pelos 20 km de trajeto

MESMA EMPRESA DE BENTO

O projeto Trem do Pampa estava sendo pensado desde o começo da década passada. O projeto é tocado pela Giordani Turismo, empresa que há 30 anos opera a Maria Fumaça em Bento Gonçalves, percorrendo o entorno do Vale dos Vinhedos. A empresa Marcopolo Rail desenvolveu o modelo de trem VLT Prosper (vagões diferenciados) especialmente para o projeto Trem do Pampa. Em relação ao passeio, está incluso no bilhete a visitação à vinícola Almadén da Miolo Wine Group com degustação e ao primeiro free shop de vinhos brasileiros, além do transfer rodoviário.

O Trem do Pampa e, ao fundo, o Cerro Palomas, um atrativo turístico típico da região percorrida, inclsuive com parreirais pelo caminho.

Fotos: Divulgação/Eduardo Fin

Compartilhe

1 thought on “Trem do pampa na Campanha Gaúcha”

  1. Isso ai sim é se pensar em turismo, aliás, um sonho seria termos esse meio de transporte funcionando como alternativa a outros meios de transporte, já pensou que bacana podermos ir de trem a Curitiba, Porto Alegre ou São Francisco do Sul? Sim pensei demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *