SÃO QUASE 70.000 PROCEDIMENTOS REALIZADOS EM TRÊS MESES SUPERANDO MARCAS DE QUALQUER OUTRO ESTADO
O Programa Nacional de Redução de Filas colocou Santa Catarina bem no cenário de execução de procedimentos. No período compreendido entre fevereiro e abril deste ano, a partir da malha de prestadores de serviços hospitalares, o Estado chegou a expressivas 69.306 cirurgias realizadas. O próprio governador Jorginho, inclusive fazendo referências à gestão da Saúde comandada por Carmen Zanotto, comemorou os números.
Esse gráfico evidencia o trabalho diferenciado em Santa Catarina onde, o segundo Estado com mais procedimentos, fez fez 23.000 cirurgias a menos no período referido entre fevereiro e abril deste ano.
OUTRA NOVIDADE SOBRE
CIRURGIAS NO ESTADO
Funcionando desde meados de 2018, o Cepon – Centro de Pesquisas Oncológicas não possuía habilitação perante o Ministério da Saúde para a realização de cirurgis oncológicas. Significava que os procedimentos eram custeados somente pelo Estado. Neste começo de julho vem a informação da habilitação feita junto ao Ministério da Saúde após se vencer uma série de demandas.
DADOS DO CEPON
Desde 2018 o Cepon já realizou procedimentos cirúrgicos em 16.505 pacientes, naturalmente, sem custo algum. Já foram investidos mais de R$ 20 milhões na estrutura pelo Estado.
“O Cepon conta com centro cirúrgico de alta complexidade equipado com quatro salas de última geração, dedicado ao atendimento dos pacientes oncológicos. Em 30% dos casos de câncer, a cirurgia é fundamental para o tratamento eficaz da doença”, aponta a informação compartilhada pela Secretaria de Saúde de SC.