PASSAR PELA ÁREA TÉRREA DO SERRA SHOPPING DÁ IDEIA DA SITUAÇÃO SOFRÍVEL QUE ENFRENTA O SETOR
Não dá para generalizar porque não é todo o comércio. Da mesma forma, não dá para apontar como novidade porque já se viu algo parecido em momentos anteriores. Mas parecido, porém nunca no contexto atual de lojas fechadas, ambientes para locação e uma cena que impressiona, como no andar térreo do Serra Shopping, uma multigaleria tradicional na área central de Lages. Ali devem existir cerca de 20 lojas físicas. Exatamente 10 estão com placas de ALUGA-SE.
Essa cena chama a atenção para quem utiliza o Serra Shopping como ponto de deslocamento entre as ruas Nereu Ramos e Coronel Córdova. São 10 salas comerciais, onde antes funcionavam lojas, de portas fechadas. Esse contexto também se visualiza em outros locais na área central de Lages com a grande quantidade de salas para locação.
FATORES APONTADOS
Ao se comentar o assunto com aquelas pessoas mais experientes na atividade comercial, depara-se com dois argumentos que levam a desaceleração das atividades no comércio tradicional. O primeiro deles é a concorrência com o e-commerce. Há uma estimativa de que, todos os dias, uma média de 5.000 pedidos são entregues ao consumidor lageano, de itens adquiridos pela internet. Em determinados períodos do mês, essa quantidade é ainda maior. O preço baixo e a rapidez na entrega são fatores apontados como responsáveis por dificultar a concorrência com o comércio tradicional. Outro fator, além da internet, é o endividamento das pessoas que reduz as vendas.
‘TRAÍRAS’
Lojistas inclusive relatam que há casos de consumidoras que vão na loja, provam uma roupa (provavelmente tiram fotos no provador) e não levam. Ou seja, provam presencialmente e compran online. Um lojista até brincou: “São umas traíras, mas a gente não pode fazer nada”.

