ABSOLUTAMENTE FALSA UMA LISTA DE NOMES ATRIBUINDO AO INSTITUTO MAPA PESQUISA À CÂMARA
É falsa e criminosa uma lista que está sendo compartilhada em rede social sobre aqueles que seriam os 16 vereadores eleitos de Lages. A montagem atribui ao Instituto Mapa a pesquisa. Algo que não prospera porque inexistiu o referido levantamento. E não há qualquer base para atender o que a legislação preconiza em relação aquilo exigido para divulgar (mesmo em forma de compartilhamento em grupos).
DIFÍCIL ESSE TIPO DE PESQUISA
Esse tipo de conteúdo falso se propõe a tentar incutir no eleitor, de maneira criminosa, que este ou aquele candidato se encontra em melhores condições. Entretanto, uma pesquisa para vereador dificilmente conseguirá medir a realidade, visto que muitos dos candidatos têm a maioria dos votos concentrada em uma região da cidade. É o tipo de estratégia que parte de um candidato ou outro para tentar se potencializar em um cenário falso.
ENCAMINHAMENTO
Diante da realidade prejudicial para muitos dos concorrentes, aquele que se sentir prejudicado diante de um compartilhamento do gênero em grupos de rede social (whats), pode printar o autor do repasse da informação falsa e representar no MPE – Ministério Público Eleitoral. A multa por publicar ou compartilhar pesquisa falsa varia entre R$ 52.000,00 e R$ 104.000,00.
Sem o devido registro na Justiça Eleitoral, qualquer divulgação de pesquisa sobre a eleição implica em multa e outras sanções previstas na resolução específica sobre o tema