Geral

Quanto custa uma escada Magirus?

LAGES VIZUALIZA A NECESSIDADE DO EQUIPAMENTO DEPOIS DO INCÊNDIO QUE ATINGIU PRÉDIO NO CENTRO

A dificuldade dos socorristas do Corpo de Bombeiros de acessar a parte superior do prédio onde funcionava no passado o falecido Banco Real na Rua Nereu Ramos, acendeu um alerta: Lages precisa dispor de uma escada Magirus. Essa denominação se refere à fábrica alemã de veículos para Corpo de Bombeiros. Ocorre que em caso de incêndio em prédios, o referido equipamento pode fazer a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa, ao se constar a impossibilidade de subir a edicação pelas escadas ou outros mecanismos de socorro.

MOÇÃO AO GOVERNADOR JORGINHO

Coube ao vereador Ozair Coelho (Polaco) – no registro com Agnelo Miranda – levar o assunto à pauta da Câmara. Ele fez aprovar uma Moção Legislativa onde apresenta a necessidade do equipamento (a escada mecânica) direcionando o documento ao governador Jorginho Mello.

SC ADQUIRIU TRÊS ESCADAS MAGIRUS

Foi no governo anterior de Carlos Moisés que o Estado de Santa Catarina importou três unidades de escadas mecânicas com a marca Magirus. Elas atenderam os municípios de Criciúma, Balneário Camboriú e Blumenau. Florianópolis também recebeu o referido equipamento em dezembro de 2022, nos últimos dias do governo Moisés.

Era 27 de dezembro de 2022 quando o então governador Moisés efetuou a entrega das escadas mecânicas (Magirus) à corporação catarinense, para atender algumas cidades de SC

QUANTO CUSTA UM EQUIPAMENTO DESSES?

Se o poder público demorar, outra solução para adquirir o equipamento para atender o Corpo de Bombeiros seria uma campanha. Inclusive buscando nso próprios condomínios (prédios) ajuda através de doações para a compra da Magirus. Entretanto, o preço é bastante elevado. Na época das três aquisições feitas pelo Governo do Estado (2022) consta na informação oficial que cada Magirus custou R$ 8.700.000,00. Significa que, embora fundamental, esse equipamento tem um custo bem considerável.

A escada mecânica de marca Magirus que Lages pleiteia uma delas, tem alcance entre 55m e 60m e isso permite atacar focos de incêndio em edificações onde, por segurança, pode ser mais difícil acessar por escada normal ou dispositivo de segurança. Daí a ideia de tentar a aquisição de uma delas para o Corpo de Bombeiros de Lages, através do Governo do Estado.

Compartilhe

1 thought on “Quanto custa uma escada Magirus?”

  1. Não se discute a necessidade do equipamento! Se discute é a origem do recurso para adquirir o equipamento! A Instituição tem o FUNREBOM exatamente para custear aquisição dos equipamentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *