Geral

Quatro a prefeito para 3.161 votos

ISSO EM CAPÃO ALTO ONDE HÁ APENAS 2.625 HABITANTES E QUATRO CANDIDATURAS PARA SUCEDER A TITO FREITAS

O que não faltará nesse período de campanha eleitoral é curiosidade relacionada ao processo de disputa nos diversos municípios. De apelidos principalmente a candidatos a vereador ao quantitativo de votos,e leitores e candidatos colocados na busca de mandato. É o que temos, por exemplo, em Capão Alto onde o IBGE recenseou 2.625 habitantes no último Censo e a Justiça Eleitoral aponta a existência de 3.161 eleitores.

COMO ISSO ACONTECE?

Muita gente que não reside mais em Capão Alto manteve o domicílio eleitoral no município. É eleitor que passou a residir em Lages, Florianópolis, Caxias do Sul e outras cidades, mas não fez a transferência do título eleitoral. Logicamente que nesses 3.161 eleitores, há aqueles que já morreram, mas o título ainda não obteve a baixa perante o cadastro da Justiça Eleitoral. Mas se são 2.625 habitantes, é possível afirmar que residentes no município são cerca de 2.800 votantes. Parte dos demais irá aparecer só no dia da eleição para visitar os parentes e ajudar a decidir quem vence.

DISPUTA PELOS 3.161 VOTOS

Ao todo são quatro candidaturas à prefeitura de Capão Alto que obteve homologação nas convenções.

Sadiana Mello (PSD), natural de Urupema, conseguiu fazer dobradinha com o PL de Jaissom Moraes, unindo ainda o MDB (do atual vice Zezo) na coligação. Quando da convenção os deputados Marcius e Mário Motta com Colombo, foram respaldar o projeto

Luiz da Feira (Luís Falkembach de óculos no registro) escalou o empresário Possamai (da vinícola) de vice e se lançaram em chapa pura pelo Podemos

Nesse registro com o prefeito Tito, a candidata do PP e Rosane de Freitas Moreira com João Carlos Neves Varela de vice

O União Brasil também escalou chapa pura com a enfermeira Minéia (que é atualmente vereadora) e Rodrigo Ribas, na articulação liderada pelo ex-prefeito Prego. Minéia é esposa do ex-prefeito e concorre à prefeita.

PREFEITO (A) COM MENOS DE 1.000 VOTOS

Considerando que dos 3.161 votos coontabilizados pela Justiça Eleitoral deveremos ter cerca de 2.500 votos válidos na disputa em Capão Alto, com quatro candidaturas, é bastante provável que o prefeito ou prefeita seja eleita com menos de 1.000 votos. O quociente eleitoral para eleger cada vereador que também deve ser baixo. Estima-se que a cada 300 votos que o partido somar, conquista uma das 9 vagas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *