CONTEÚDO DAQUILO APRESENTADO PELOS CANDIDATOS DE LAGES NÃO REPERCUTE. POR ENQUANTO…
Talvez porque os tempos sejam outros. Talvez porque o cenário da disputa é diferente. Talvez pelo advento das redes sociais que retiram o suspense dos conteúdos. Entretanto, no meio de tanto talvez o fato é que o início do horário eleitoral em rádio e televisão não causa a repercussão como aquela dos tempos idos. Pelo menos em Lages. As pessoas não comentam, não questionam, nem discordam e muito menos elogiam. Não se surpreendem. Percebemos isso ainda na sexta, sábado e domingo. É como se não houvesse essa nova fase da campanha em Lages.
FORMATO DECIDIU ELEIÇÃO
Em campanhas eleitorais passadas, havia entre as equipes de candidatos uma certa aposta no estilo ‘espere o horário eleitoral, que a gente muda isso’. E mudava. Já houve casos de campanhas eleitorais vencidas no palanque eletrônico especialmente da TV. Os dois momentos de maior repercussão eram na largada e na bordoada. Nem precisa traduzir os tempos desses dois momentos. Como a largada deste ano foi de quase indiferença, resta aguardar a ‘bordoada’ se é que existirá.
NADA COLA, POR ENQUANTO
Haverá uma pregação de que é cedo, mas se passaram duas semanas da campanha eleitoral, onde os jingles, as musiquinhas, inclusive com a ajuda das redes sociais eram para estar na boca do povo. E o eleitor nativo é muito dado a aderir a este ou aquele candidato também pela pregação musical.
DOS TEMPOS IDOS
Como não lembrar da milonga Alma Lageana que embalou o triunfo de Renatinho sobre os poderosos de 2008. Ou a chiclete Ele Vai Voltar que pregava todo mundo com Raimundo já não dá mais pra esperar, o lageano se acordou e resolveu mudar na eleição de 2000. Também o Coruja Já que fez outro revertério nas tendências das urnas em Lages lá no começo da década de 1990. E até a paródia de 2004 com Pedro Freitas ve aí, lá lá lá lá lá lá! São músicas que colam e ajudam embalar a campanha. Por enquanto, não aparece nada disso na eleição deste ano.
Naquilo que depende da Justiça Eleitoral está tudo bem planejado, orientado e acompanhado em relação ao horário eleitoral, mas há fatores que vão desde a audiência da TV até o formato das propagandas que vão influenciar na repercussão do conteúdo…
Para você que ainda não viu os programas eleitorais, os horários estão acima!
Perfeita a abordagem! Onde estão as propostas para minimizar as enchentes no lado Sul da Cidade e ao longo do Rio Caraha? Niente!