DEPOIS DE UM DEZEMBRO ‘MACABRO’ O MERCADO DE TRABALHO APRESENTA BONS DADOS EM JANEIRO
Não é novidade nem o mês de dezembro de dados ruins, tão pouco o janeiro com realidade positiva na geração de empregos em Lages. Os dados considerando carteiras assinadas, apontam que somente o último mês de 2025 foram 868 vagas fechadas nos diversos setores da economia. Foi o pior dezembro em desligamentos de todos os tempos, desde que o CAGED faz o acompanhamento de movimentação de contratações e demissões. Mas o ano de 2026 iniciou com uma reação bem positiva.
DADOS DE JANEIRO
Na verdade, os dados do primeiro mês de 2026 são ainda melhores que aqueles de janeiro de 2025. Ano passado foram 295 vagas criadas com carteiras assinadas. Neste ano, janeiro registrou 505 vagas de trabalho preenchidas a mais que as demissões no mesmo período.
REAÇÃO DO AGRO E INDÚSTRIA
Apenas um setor da economia de Lages fechou o mês de janeiro demitindo mais que contratando. Foi o comércio que desligou 125 pessoas a mais que aqueles contratados. Os demais setores fecharam positivo, com destaque ao agronegócios, provavelmente devido às contratações para a colheita da maçã e a indústria que, depois de meses ruins ano passado, gerou um quantitativo considerável de vagas a mais que as demissões:
Agronegócios: + 328 vagas
Indústria: + 250 vagas
Serviços: + 45 vagas
Construção: + 7 vagas
Os dados são oficiais e se baseiam nas informações que as empresas são obrigadas a fornecer até o dia 7 de cada mês ao Ministério do Trabalho



