Geral

Verdades inconvenientes do Gringo

PREFEITO ALERTA PARA AS ‘BOMBAS’ POR ESTOURAR NA GESTÃO PÚBLICA DE LAGES PARA QUEM ASSUMIR O PAÇO

É possível conceituar como verdades inconvenientes, mas não como novidades aquilo que o prefeito Ceron puxa para as redes. Aponta sobre os desafios a quem assumir a prefeitura, focando especialmente a situação previdenciária. “Algumas bombas foram armadas no passado (…) e agora estão por explodir ou já explodiram, como o Lagesprevi“.

ISSO NÃO É NOVIDADE

De fato a situação do Lagesprevi é uma bomba, mas não se constitui novidade. Quem vencer a eleição terá que aportar, nos quatro anos de gestão, mais de R$ 350 milhões para pagar a diferença entre a arrecadação e as despesas (com aposentadorias e pensões) aos segurados do Instituto. O assunto fica meio de canto na campanha, mas se constitui uma realidade perversa (não por culpa de servidores e segurados). Um dos fundos é deficitário e para amenizar o problema, que persistirá por longo prazo, o caminho é a reforma previdenciária municipal em Lages.

SOBRE ESSA REFORMA

Ceron lava as mãos quando o assunto é a referida reforma da previdência. Quando falou sobre o tema, observou que enviou o projeto à Câmara de Vereadores. Mas o corporativismo e a falta de coragem dos atuais vereadores impediram que a norma fosse analisada e aprovada. E a referida reforma terá que ser uma das primeiras providências de quem vencer as eleições.

O Instituto que chegou aos 30 anos tem uma realidade de acúmulo de déficit ao longo de sua existência. Situação que deverá ser administrada (e não resolvida) por quem vencer o pleito.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *