Geral

Escrituras: 2 mil áreas em 2 anos

ESSA É A META DO PROGRAMA LAR MAIS ESCRITURAS REPAGINADO E APRESENTADO EM LAGES

Para exemplificar em números, quando firmou parceria com a Uniplac no início do programa de regularização fundiária nos idos de 2017, Lages avançou se aproximando de 2.000 documentos entregues sem custos àqueles que residiam em imóveis, mas não possuíam escritura dos mesmos. Depois em outra etapa, o quantitativo diminuiu para cerca de 500 escrituras, sendo que inclusive havia necessidade de algum tipo de aporte para acessar o documento.

EXPERIÊNCIA NA EQUIPE

A equipe da prefeita Carmen Zanotto tem inclusive na pessoa do Chefe de Gabinete, Samuel Ramos, a referência da primeira iniciativa que foi exitosa. E exatamente essa parceria e linha de atuação que está sendo retomada. É nesse sentido que foi lançada uma releitura do programa, agora denominado Lar Mais Escrituras. A universidade cuidará da parte de técnica (medições, levantamento topográfico, elaboração de croquis, memoriais descritivos geográficos, mapa) e a prefeitura, a partir dos dados, encaminhará a questão documental.

CINCO MIL ÁREAS MAPEADAS

“O objetivo é entregar para duas mil famílias a escritura de seus imóveis dentro dos próximos dois anos”, aponta a informação oficial. De acordo com o Executivo de Habitação, Thiago Bettú, Lages possui mais de cinco mil áreas mapeadas para a regularização, cujas providências ocorrem ao longo dos próximos anos. Bettú cita que:

“A expectativa é de chegarmos a pelo menos duas mil famílias beneficiadas com as escrituras. Ao longo destes sete anos de atuação do programa no município tivemos a entrega de cerca de 2.500 escrituras. Queremos chegar a este montante em apenas dois anos”.

Thiago Bettú (entre os vereadores Batalha e José Osni) que comandará o Lages Mais Escrituras no registro com Samuel Ramos e Malek Dabbous

AJUDA DOS DEPUTADOS

O levantamento inicial será realizado na região Sul da cidade, abrangendo os bairros Santa Rita, Loteamento Letti, no bairro Centenário, e Loteamento Periá, no bairro Santa Catarina. Somente nestas áreas foram detectados cerca de 400 terrenos regularizáveis. O trabalho tem ajuda dos dois deputados estaduais lageanos. Lucas Neves (Podemos) já disponibilizou R$ 150 mil que está na conta da preeitura para ajudar custear os gastos. E Marcius Machado (PL) providenciará valor equivalente para agregar às providências.

Deputado Marcius dá um confere na assinatura da prefeita que viabilizará mais regularização de imóveis na área urbana, começando pelo Sul de Lages

O aporte em forma de emenda parlamentar de Lucas Neves na ordem de R$ 150 mil ajudará no custeio da demanda

Continue Reading
Geral

Senado 2026: ‘O homem está vindo’

CARLOS BOLSONARO INCURSIONA POR SC E HÁ GRUPOS SE PREPARANDO PARA AJUDÁ-LO A CONQUISTAR UMA VAGA AO SENADO

“Estamos nos organizando para ajudá-lo na campanha. Santa Catarina não irá faltar com o dever de elegê-lo para atuar nas mudanças necessárias a partir do Senado”. Relato de um dos integrantes de um grupo de pessoas que está se constituindo em Lages para ajudar o filho de Jair Bolsonaro a buscar uma vaga ao Senado. “Nem divulgue meu nome porque vai dar ciumeira, mas daqui a pouco muitos estarão conosco”.

E NÃO É SÓ NA SERRA

Esse movimento que busca dar ao vereador carioca, Carlos Bolsonaro, uma das vagas catarinenses na Câmara Alta, deve abranger boa parte do território catarinense, embora também existam resistências. Tratando o desafio mais como missão do que interesse próprio, o filho do ex-presidente já tem incursionado no Estado, como na participação de ato no mês de julho.

E…

Até onde se sabe, o próprio Jair Bolsonaro teria dito ao governador Jorginho que uma das candidaturas na coligação majoritária (Senado é majoritário e não proporcional), o PL catarinense define (provavelmente a deputada Carol De Toni), mas a outra vaga é reservada àquilo que o ex-presidente definir.

Registro de Carlos Bolsonaro em manifestação na cidade de Criciúma, tendo ele ainda participado de atos em Florianópolis. Carlos Bolsonaro que inclusive já circulou pela Serra Catarinense, visitando Urubici. Foi em 2019 quando deu entrevista à Rádio Gralha FM:

“Faz parte de todo bom companheiro fazer as vontades das mulheres. Estamos conhecendo um lugar legal. Isso é independente de política, faz parte do fim de semana da gente dar uma fugidinha e ficar com quem nos traz carinho”.

Continue Reading
Geral

‘Nunca houve Lucas a Federal’

LADO POLÍTICO QUE ADMINISTRA LAGES ESTÁ COM NOMES PRÉ-DEFINIDOS PARA A DISPUTA PROPORCIONAL DE 2026

Desde o princípio, agora e no ano que vem, Lucas Neves (Podemos) disputará a reeleição a Deputado Estadual. “Nunca houve qualquer aceno de focar um projeto diferente”. Ouvimos isso, a respeito de uma hipótese aventada de ele concorrer a Federal. “Ele tem uma reeleição bem viável pelo trabalho em Lages que irá ampliar sua votação e também o foco em outras fronteiras para somar ao que conquistar aqui”. Resumidamente foi o que ouvimos do planejamento. Apenas uma movimentação no xadrez político pode atrapalhar um pouco Lucas Neves.

QUE MOVIMENTAÇÃO?

Trata-se do rumo do Podemos na eleição majoritária de 2026 no Estado. A principal líder da sigla, a presidente e deputada Paulinha já frequentou eventos com João Rodrigues neste ano, virtual adversário de Jorginho na disputa. Mas para Lucas Neves, o alinhamento do Podemos ao projeto do Partido Liberal com o atual governador à reeleição, é fundamental para ser um dos nomes apoiados pela prefeita de Lages. Carmen Zanotto, nem em sonho, pediria voto a um candidato que não esteja com Jorginho à reeleição. Daí que o Podemos junto com o PL no pleito do ano que vem faz toda a diferença no projeto de Lucas Neves.

Lucas tem uma reeleição bem pavimentada e deseja retornar às ruas pedir voto com Carmen Zanotto. Só tem que torcer para que o Podemos esteja no mesmo projeto majoritário do PL em 2026

OUTROS NOMES NO CENÁRIO

Naquela que podemos chamar de ‘oposição em Lages’ não há ninguém se ensaiando e nem se assanhando para disputar a eleição proporcional em 2026. Mas é certo que do PP e PSD devem surgir nomes que, se não conseguirem votos para êxito, ajudam candidatos do partido a conquistar vaga na Alesc.

E…

O MDB tem Elizeu Matos que já se escalou para a disputa à Estadual, buscando retornar à Alesc 16 anos após ter sido eleito em 2010 e, em 2012 ter renunciado ao mandato após conquistar a prefeitura de Lages. E não deve haver nenhum processo que ele responde com sentença transitada em julgado em tempo hábil para lhe retirar no páreo. Penso!

REELEIÇÃO

De se lembrar também que Marcius buscará o terceiro mandato consecutivo na Alesc e siglas de menor expressão como o próprio Cidadania (que administra Lages), terão nomes.

Marcius em registro da Sessão Itinerante da Alesc em Lages e a certea: ele buscará a reeleição

PARA FEDERAL, ETC E TAL

O Podemos tinha um projeto em mente no começo do ano para Federal. Era o vice-prefeito Jair Júnior. Não se sabe se a ideia era retirá-lo das lidas do Paço ou algo para cacifá-lo à reeleição com Carmen em 2028. Como Jair saiu antes do processo (pelo menos, por enquanto), é provável que o Podemos mantenha a ideia de lançar um Federal. O nome de maior envergadura dentro da sigla é Juliano Chiodelli, com bom trânsito nas lidas administrativa e áreas como o setor produtivo de Lages. De se aguardar, pois!

Chiodelli em um registro de algum tempo atrás e a hipótese de vir disputar a Federal para reforçar a dobradinha com Lucas Neves, via Podemos.

Continue Reading
Geral

Aulas sem calorão ou frio intenso

ANO LETIVO DE 2026 DEVERÁ INICIAR COM TODAS AS SALAS DE AULA DA REDE ESTADUAL CLIMATIZADAS

“A gente está acelerando não só a distribuição dos aparelhos, mas também as reformas nas redes elétricas, já que muitas escolas não tinham capacidade para instalação. Até um tipo de subestação de energia estamos construindo para aguentar toda a carga”.

A declaração do governador Jorginho acima integra a informação distribuída pela Secom/SC em pleno domingo, 10, detalhando a verdadeira operação de engenharia elétrica e financeira para que excesso de calor e frio intenso sejam coisas do passado nas salas de aula do Estado.

LOGÍSTICA E NÚMEROS

Foram entregues mais 352 unidades de aparelhos de ar condicionado nas últimas semanas e haverá a aquisição de outras 3.000 unidades para atender as escolas do Estado. “Até dezembro, o objetivo é adquirir mais 2,7 mil equipamentos, o suficiente para climatizar as salas de aula que ainda não possuem ar-condicionado. O investimento será de cerca de R$ 29 milhões”, cita a informação.

As reformas das instalações elétricas também estão avançando. Ao todo, 127 escolas – como a Cora Batalha em Lages – estão com obras em execução, 204 estão em fase de licitação e outras 125 estão na etapa final de elaboração dos projetos, que serão posteriormente licitados e executados.

Caminhões deixam o Centro de Distribuição da Secretaria de Estado da Educação para entregar aparelhos de ar condicionado em todas as regiões de SC, atendendo mais de 1 mil unidades de ensino da rede Estadual.

Continue Reading
Geral

‘Minha Casa’: 120 unidades à Amures

CINCO MUNICÍPIOS DA AMURES RECEBERÃO UNIDADES DO MINHA CASA, MINHA VIDA. SÃO JOAQUIM É O QUE TERÁ MAIS CASAS DO PROGRAMA

“Nos casos das moradias subsidiadas da Faixa 1 em áreas urbanas, as famílias beneficiadas pagarão prestações mensais proporcionais à sua renda, com um valor mínimo de R$ 80,00, ao longo de um período de 5 anos”.

Acreditamos que a Faixa das unidades habitacionais previstas para a Serra Catarinense do projeto Minha Casa, Minha Vida seja aquela descrita acima, onde as famílias, seguindo critérios sociais, pagam valores praticamente simbólicos para terem acesso à moradia.

UNIDADES PARA A AMURES

Considerando critérios técnicos, o Governo Federal anunciou e Cláudia Bratti, assessora parlamentar, compartilhou o número de municípios e quantitativo de unidades habitacionais previstas para a Serra Catarinense. Considerando os municípios da Amures, são cinco ao todo que receberão recursos para a construção de unidades habitacionais dentro do Minha Casa, Minha Vida:

SÃO JOAQUIM – 40 casas

BOM RETIRO – 20 casas

S. J. CERRITO – 20 casas

RIO RUFINO – 20 casas

URUPEMA – 20 casas

ALÉM DA AMURES

Municípios próximos à Serra Catarinense como Celso Ramos (integra a região do Meio Oeste), São Cristóvão do Sul (próximo a Curitibanos) e Alfredo Wagner (pertencente à Grande Florianópolis), receberão, cada um, 20 unidades habitacionais.

Continue Reading
Geral

Os granfinos na vida de Jorginho

JORGINHO FOI UM DOS NOVE GOVERNADORES QUE DISCUTIRAM A CRISE COM OS EUA. E NA MESMA SEMANA ADOTOU O ‘GRANFINO’

Semana de posicionamentos do governador catarinense em relação a questão que envolve reflexos da taxa de 50% sobre os produtos brasileiros ao adentrarem no mercado americano. Jorginho se encontrou com outros oito colegas governadores para cobrar atuação do Governo Federal diante da entrega em vigor da referida taxação.

MAS

Na verdade, é postura para fins de posicionamento político, visto que qualquer palavra dos governadores envolvendo cobranças do Governo Federal sobre o tema, não encontrará eco. “Queremos que o governo atue imediatamente para desescalar essa crise, se relacionando com os EUA. Tem que ir lá conversar”, apontou Jorginho, em uma sugestão sem qualquer repercussão no DF.

De Zema a Caiado, passando por Jorginho e Tarcísio Gomes de Freitas, a reunião e posição dos governadores para não serem acusados de ficar em silêncio sobre o tema que afeta a economia dos Estados.

DEPOIS DOS GRANFINOS, O GRANFINO

Na mesma semana de tensão diante da entrada em vigor da taxação americana que afeta setores como madeireiro, agronegócios (carne e grãos), além de outros setores da economia catarinense, o governador Jorginho praticou um gesto bacana. Na verdade, um aceno que se constitui um incentivo para que mais pessoas adotem animais. Jorginho adotou um cãozinho que aguardava um tutor. Deu a ele o nome de Granfino, numa referência do doce que o governador vendia quando era criança.

Embora utilize frequentemente a metáfora jaguara para se referir a personagens específicos, o governador Jorginho preferiu dar nome ao pretinho de raça indefinida, inclusive com direito a crahá para frequentar o Centro Administrativo. Simpático o gesto!

Continue Reading