Geral

Lages: Concreto ao invés de asfalto?

NOVO MÉTODO DE PAVIMENTO ESTÁ EM ESTUDO PELA SECRETARIA DE OBRAS DE LAGES

Desde que Santa Catarina fez um experimento inicial de pavimento à base de concreto entre a BR-101 e o Porto de Imbituba, a alternativa passou a ser utilizada em obras pontuais. Aqui na Serra Catarinense a interligação entre a BR-282 (Índios) e Otacílio Costa, via SC-114, é o que temos de modelo de utilização de concreto ao invés de asfalto. Mas em pavimentação urbana não há muitos exemplos. E Lages vem estudando isso.

NESSE SENTIDO

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura estuda a implementação de tal possibilidade napavimentação urbana. “A ideia é buscar alternativas ao tradicional asfalto e conhecer os prós e contras do uso de outros materiais, neste caso o concreto”. É o que aponta a informação oficial. Assim, o projeto do uso de concreto como alternativa de pavimentação foi apresentada de forma técnica pelo gerente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) Regional Sul, Dejalma Frasson.

A modalidade foi explanada aos engenheiros Edson Teixeira da Silva, Luiz Ricardo Figueiró Soares e Vinicius Batista Bernardi, além do Diretor de Obras, Franciel Borges de Oliveira e o Secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado.

SOBRE A APRESENTAÇÃO

“Foi um encontro produtivo, onde pudemos aprofundar conhecimentos técnicos e operacionais, sanar dúvidas, levantar possíveis parcerias e seguir buscando soluções para aprimorar a infraestrutura urbana, com inovação e eficiência”, resume o secretário Cleber Arruda Machado.

Entre as vantagens do uso de concreto (que pode ser de diferentes formas) em pavimentações estão: a alta durabilidade, reduzindo o custo de manutenções; a resistência, evitando deformações e desgastes; a aderência, conferindo segurança ao tráfego; a sustentabilidade; e o custo-benefício ao longo do tempo.

IN LOCO

Nos próximos dias, visitas in loco estão programadas para que a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura possa conferir de perto obras já executadas e os impactos na infraestrutura de cidades que já aderiram a este tipo de pavimentação.

Informações: Priscila Dalagnol – Secretaria de Obras Lages

Continue Reading
Geral

Um artigo sobre a Serra Catarinense

PRODUZIMOS TEXTO PARA UMA REVISTA QUE CIRCULARÁ EM GRANDES EMPRESAS E OPTAMOS POR AJUDAR A ‘VENDER’ O TURISMO DA SERRA

Um dos municípios no Sul do Brasil que apresenta desenvolvimento mais robusto na área de turismo é Urubici, na Serra Catarinense. Com pouco mais de 11 mil habitantes, a cidade distante 150 km de Florianópolis, registra um crescimento exponencial com implantação de hotéis, pousadas e atrativos aos visitantes. A infraestrutura de hospedagem e recepção se soma aos atributos naturais que vão desde cascatas e trilhas até a admirável Serra do Corvo Branco. Para atender o fluxo crescente de visitantes, restaurantes instalados, principalmente em pousadas, apresentam a alta culinária, com cardápio ao estilo de regiões turísticas europeias.

Embora lidere esse movimento de descobrimento pelos turistas, Urubici não escala sozinho a montanha de interesse dos visitantes. Há outros municípios da Serra Catarinense que agregam opções e atraem cada vez mais frequentadores do Brasil e do mundo. Bom Jardim da Serra, com cânions, pousadas com infraestrutura internacional e pontos turísticos como o mirante da Serra do Rio do Rastro, tornou-se também o ‘queridinho’ de visitantes. De mero ponto de passagem, na ligação entre Lages e o litoral catarinense, via Rio do Rastro, Bom Jardim passou a receber investimentos que incluem até condomínios luxuosos, excelentes opções culinárias e as tais pousadas exuberantes.

Para completar o tripé de cidades que lideram a frequência e o encantamento de turistas na Serra Catarinense, temos São Joaquim. Embora não seja a cidade mais fria do Brasil (Urupema é mais gelada), São Joaquim tem toda uma mídia nacional devido à neve, em um histórico construído ao longo dos tempos. Há vinícolas de excelência em outros municípios como a Thera (Bom Retiro) e Abreu Garcia (Campo Belo do Sul), para citar dois exemplos. Mas a verdadeira rota dos melhores vinhos da Serra Catarinense está em São Joaquim. Há pelo menos 10 empreendimentos com receptivos que incluem de degustação a passeios, passando por culinária de pratos que harmonizam com a bebida oriunda dos parreirais. Plantações essas que o turista pode contemplar enquanto aprecia a bebida. São Joaquim agregou ainda um aeroporto estruturado e com autorização (ANAC) para pousos e decolagens, além do bom acesso por estradas como a SC-114 (via Lages) e SC-110 (por Urubici), além da SC-390 (Serra do Rio do Rastro). Deslocar-se pelas estradas rurais rumo às vinícolas entre pomares de maçã, na cidade que responde por quase a metade da produção da fruta no Brasil, é uma experiência que encanta.

Outros municípios da Serra Catarinense, inclusive a maior cidade, Lages, que deu uma desacelerada na questão turística, despertam para fomentar a chamada indústria sem chaminé. Há aqueles com bons atrativos (restaurantes, pousadas), como Bom Retiro, Urupema e Palmeira, além de Lages (Hotel Fazenda Boqueirão) e Capão Alto (Hotel Fazenda Cerro Azul e Fazenda Lua Cheia) ou Painel (Fazenda da Chapada). Todos investindo, recepcionando e acreditando na tendência de o setor de turismo agregar cada vez mais. Aproveitamos e, fazendo este modesto relato, convidamos você a considerar incluir a Serra Catarinense em um dos seus roteiros de viagens. Até porque, hospitalidade, belas paisagens e rótulos de vinhos Made In Serra não vão faltar e nem decepcionar. Apareçam!

A Serra do Rio do Rastro é uma das entradas para a Serra Catarinense sendo apontada em algumas publicações pelo mundo como uma das 10 estradas mais bonitas do Planeta.

Continue Reading
Geral

A neve de agosto na Serra

FENÔMENO LEVOU CENTENAS DE PESSOAS A CIDADES COMO SÃO JOAQUIM, URUPEMA E BOM JARDIM DA SERRA

O avanço de uma massa de ar frio e seco de origem polar foi a causa da segunda nevasca mais intensa do ano (terceiro registro do fenômeno em 2025) na Serra Catarinense. A não previsão de forma antecipada, como nos registros anteriores, não colocou tanta gente nos municípios onde o fenômetro se registrou.

Mesmo assim, houve quem se deslocasse de cidades como Rio do Sul, Joinville e da Grande Florianópolis para conferir a queda de neve em São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici na manhã do sábado, 09.

Jornalista Wagner Urbano fez registros fotográficos (como esses acima) e vídeos para o NotiSerraSC tanto no portal quanto na página de Instagram. E foi na página do NotiSerraSC que Wagner Urbano antecipou na sexta-feira, 08, que poderíamos ter neve, a partir da previsão de Ronaldo Coutinho:

“A expectativa por um dos fenômenos mais aguardados do inverno catarinense pode se concretizar nas próximas horas. De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, há uma janela para ocorrência de neve na Serra Catarinense entre a madrugada e a manhã deste sábado, dia 9 de agosto. Segundo Coutinho, a previsão indica que a possibilidade de neve está restrita a áreas com altitudes acima de 1300 metros, onde o frio mais intenso e a umidade devem coincidir. Entre os municípios com potencial para registrar o fenômeno estão São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, conhecidos por seus picos elevados e clima rigoroso nesta época do ano”.

Continue Reading
Geral

Orion Parque: ‘Isso é só o começo’

GESTORES DO PARQUE TECNOLÓGICO DE LAGES APRESENTAM DADOS QUE CONFIRMAM A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA NA SERRA

Dentro de pouco mais de 10 meses o Orion Parque Tecnológico completará uma década de atuação em Lages. Nesse período há conquistas não apenas à instituição, mas principalmente à cidade que o abriga. Isso ficou evidente numa apresentação feita à diretoria da Acil, entidade que tem vínculo histórico com o Orion, desde quando tudo ainda era apenas um sonho.

Inaugurado em 24 de junho de 2016, o Orion se destaca pela arquitetura moderna no alto do bairro São Francisco, em uma região que concentra outros centros de produção científica, como Epagri, Cidasc, IFSC, Colégio Militar e empresas como NDDigital, ATPlus e, futuramente, a faculdade Senac. Mas não é só a bela fachada de vidro que chama a atenção, e sim o que está dentro do prédio.

MISSÃO NA SERRA

O Orion tem a missão de criar uma cultura inovadora e empreendedora, articulando ações para ativar o ecossistema de inovação e viabilizar negócios com alto potencial de crescimento para transformar a economia da Serra Catarinense. E é exatamente isso que vem ocorrendo.

ALGUNS NÚMEROS

Construído, à época, com recursos de R$ 6,5 milhões do Governo do Estado e outros R$ 3,2 milhões da Prefeitura, num total de R$ 9,7 milhões, o Parque Tecnológico devolve à sociedade um valor muito maior do que aquele investido pelos cofres públicos. Atualmente, a entidade tem 49 empresas vinculadas, sendo 31 virtuais e 18 residentes. E esta meia centena de empreendimentos é responsável por boa parte do movimento econômico de Lages.

FATURAMENTO

No último levantamento, em 2023, as empresas ligadas ao Orion faturaram R$ 209 milhões. Ainda em 2023, só em ISS, estes empreendimentos recolheram R$ 5,5 milhões, valor correspondente a um mês inteiro de arrecadação do Município com esta fonte. “O Orion já se pagou há muito tempo e vai se pagar cada vez mais”, destacou Thiago Mazuhy Andrade, presidente do Instituto Orion. “Este sucesso é fruto do trabalho de muita gente lá atrás”, lembrou o empresário Roberto Amaral, um dos idealizadores do Orion. E o diretor Executivo do Orion, Claiton Camargo, durante a fala na Acil complementou: “E isso é só o começo”.

Claiton Camargo, Roberto Amaral e Thiago Mazuhy com dados sobre o Orion Parque Tecnológico na reunião da Acil com o presidente Wiggers e o vice, Anderson Souza

Fotos e informações: Jornalista Pablo Gomes – Orion Parque

Continue Reading
Geral

Obra: Imagens otimistas da SC-370

RODOVIA ENTRE RIO RUFINO E URUBICI TEM MAIS UM TRECHO ASFALTADO DO TOTAL DE 29 KM

Lá se vão mais de 3 anos quando o então governador Moisés esteve em Urubici e entregou a ordem de serviços para o asfaltamento de 29 km no trecho até Rio Rufino. Desde o princípio se apontava que naquele ano (2022), não haveria ritmo intenso de obra. Mas a partir de 2023 os trabalhos se intensificariam de forma mais célere. Moisés perdeu a eleição, entrou o novo governo e houve uma desacelerada preocupante nos trabalhos. Mas parece que o cenário agora é mais promissor.

REGISTROS DESTA SEMANA

Depois de algumas suspensões de trabalho e entendimentos com a empresa Planaterra, a impressão que se tem é de que, mesmod e forma lenta, as obras não irão parar. Mais um pequeno trecho teve todas as etapas pré-pavimentação executadas e, nesta semana houve a colocação de asfalto.

Homens e máquina no trecho no despejamento da última camada de pavimento para deixar mais um trecho da SC-370 pronto…

Aos poucos a pavimentação vai passando por localidades onde os moradores conviviam com poeira e lama

O projeto de asfaltamento passou por adequações e em relação a isso (projeto) não há mais razão de demora na obra…

Das obras estaduais em andamento na Serra Catarinense essa é que tem maior previsão de aporte visto que no total (entre Urubici e o Rufino), o valor licitado ultrapassa os R$ 160.000.000,00.

Continue Reading
Geral

Quase meio século por feminicídio

COMARCA DE OTACÍLIO COSTA JULGOU HOMEM QUE MATOU A ESPOSA COM QUATRO TIROS: 44 ANOS DE PENA

Passava das 21h da quinta-feira, 07 – dia em que a Lei Maria da Penha completou 19 anos – quando saiu o veredito anunciado pelo Juiz Juliano Martins Ecco, titular da Comarca de Otacílio Costa, a partir daquilo definido pelo corpo de jurados composto para o Tribunal do Júri. O homem que matou Cristiana Almeida Araújo de Andrade, à época com 39 anos, com quatro tiros numa estrada rural de Palmeira (crime ocorreu em 24 de novembro do ano passado), foi sentenciado a 44 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão. A pena somada decorre do agravamento da Lei de Feminicídio e mais portal ilegal de arma.

A morte de Cristiana passou longe de ficar impune. O autor do assassinato pegou pena superior a 44 anos de reclusão

CIRCUNSTÂNCIAS

De acordo com informações da denúncia protocolada pelo Ministério Público e recepcionada pelo Judiciário, a ação do autor foi empreendida mediante recurso que dificultou (ou impossibilitou) a defesa da vítima. O porte ilegal de um revólver calibre 38, utilizado para efetuar os disparos e matar Cristiana, contribui para a elevação da pena.

PENA TAMBÉM PECUNIÁRIA

Além dos quase 45 anos de prisão que o homem precisa cumprir (ele já está preso desde novembro de 2024), o mesmo terá que pagar R$ 50 mil de indenização a cada uma das duas filhas da vítima. Atualmente o réu conta com 62 anos.

SOBRE O JULGAMENTO

Os trabalhos foram coordenados pelo Juiz Juliano Martins Ecco, atuando como titular da ação a Promotora de Justiça Larissa Moreno Costa. As filhas da vítima ainda escalaram o advogado criminalista João Carlos Matias que atuou como Assistente de Acusação. “A condenação representa uma vitória contra a impunidade e se constitui um passo importante na proteção das mulheres”, observou ao final a representante do MP/SC no referido julgamento.

O acusado na frente do Juiz Juliano Ecco durante o ritual que integra o Tribunal do Júri que, por sinal, despertou atenção da comunidade de Otacílio Costa e Palmeira

PENA DE QUARENTA E QUATRO ANOS

Até o advento da lei 19.994/24 que entrou em vigor na primeira quinzena de outubro do ano passado, o feminicídio era apenas uma qualificadora do homicídio. Porém, a partir da referida lei, a prática passou a ser crime autônomo com pena mínima de 20 anos, podendo chegar a 40 anos (que é o máximo da pena imposta no Brasil). No caso do crime julgado em Otacílio Costa, embora condenado a 44 anos e 9 meses, esse quantitativo serve para calcular a chamada progressão de pena, sendo que o condenado (em se transitando em julgado a sentença), não ficará a totalidade (44, 9 anos) preso.

Com informações do Núcleo de Comunicação TJ/SC – Serra

Ainda informações da Comunicação Social do MP/SC – Serra

Continue Reading