Geral

Exército tocará ‘Caminhos da Neve’

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIOU ASFALTAMENTO DOS ÚLTIMOS 10 KM E INÍCIO DOS TRABALHOS ESTÁ EM FASE DE ESTUDO

A informação está em um rodapé da notícia sobre ações de manutenção e melhorias de estradas estaduais na Serra Catarinense. “A SIE – Secretaria de Infraestrutura Estadual – trabalha no planejamento e preparação dos estudos e projetos e levantamento de campo, em parceria com o Exército Brasileiro para celebrar convênio”. É o que se anuncia oficialmente sobre a obra de 10 km entre o entroncamento com a localidade de Arvoredo, passando por São Francisco Xavier, até a ponte das Goiabeiras em São Joaquim. “A equipe do Exército trabalha neste momento nos estudos e levantamentos em campo do projeto para na sequência formalizar o convênio e dar início às obras”, resume a informação da SIE.

ALERTA AO EXÉRCITO

As obras, a partir do convênio, serão executadas pela equipe do 1º Batalhão Ferroviário. Entretanto, na atuação na virada da primeira para a segunda década do século, os militares atuaram na mesma rodovia, a SC-114 (Caminhos da Neve). Estiveram ali por quase 10 anos executando 15 km de asfalto entre a área urbana de São Joaquim, passando por Santo Antão e acesso a localidades como Boava e Luizinho até o entroncamento com o Arvoredo.

Essa demora gerava comentários até negativos em relação à atuação do Exército. Mas a instituição não teve culpa pelo andamento lento. O Governo do Estado repassava dinheiro muito à conta gotas, repercutindo no ritmo da obra. Daí a necessidade do Exército estar em alerta e não aceitar que os recursos sejam tão escassos para, de repente, meros 10 km levarem 5 ou 6 anos para ficarem asfaltados.

A rodovia Caminhos da Neve (entre São Joaquim e o Rio Pelotas), tem 25 km de extensão. Ao todo 15 km já estão desse jeito na foto, faltando outros 10 km que terão obras executadas pelo Exército, a partir de convênio com o Governo do Estado.

Continue Reading
Geral

Final de semana dos antigos em Lages

ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS ENTRE SEXTA E DOMINGO NO PARQUE CONTA DINHEIRO

O parque de exposições lageano deve sediar o primeiro evento com grande fluxo de público neste ano, considerando que houve ausência da Festa do Pinhão no local inclusive por causa daquele custo de R$ 480.000,00. Trata-se do 9ª edição do Encontro Catarinense de Veículos Antigos que deve colocar mais de 500 veículos entre carros, caminhões e algumas motocicletas, reunindo uma paixão de perpassa gerações. A entrada é gratuita, mas há o incentivo de contribuição espontânea de um quilo de alimento não perecível.

ENCONTRO NO ENCONTRO

O encontro de veículos antigos deste ano está diferente. Desta vez com proporções maiores, o Veteran Car Club de Lages, organizador do evento, incorporou o encontro municipal – em sua 11ª edição – ao 9º Encontro Estadual, por estar estrategicamente localizada em Santa Catarina, projetando Lages como o centro de eventos dessa natureza. “Os eventos dos anos anteriores possuíam proporções regionais e como nossa cidade dispõe de uma estrutura ímpar para receber eventos deste porte, com todo o conforto, qualidade e acessibilidade que os participantes precisam, foi escolhida para ser sede do Encontro Master da Federação Brasileira de Veículos Antigos”, aponta Sérgio Fontana que preside o Veteran Car Club.

ENTRE SEXTA E DOMINGO

Para os três dias de evento, conforme os números das edições anteriores, espera-se que mais de dez mil pessoas circulem pelo Parque Conta Dinheiro. Mesmo sendo considerado um evento estadual, o Encontro já tem confirmada a presença de expositores vindos de várias partes do Brasil, e de países como Argentina e Uruguai. “Nosso evento é estabelecido na nossa cidade e um dos principais motivos, além da presença dos veículos que são verdadeiras relíquias, é por ser um evento para toda a família. Lá encontram-se várias gerações unidas pela mesma paixão e é isso que nos move”, relata Fontana.

MERCADO DE PULGAS

Além dos clássicos expostos, o evento contará com uma intensa programação para toda a família, incluindo o já tradicional Mercado de Pulgas com grande variedade de objetos usados, antiguidades, artigos vintage, itens colecionáveis, peças e acessórios para carros. Além disso, haverá a apresentação de bandas locais com muito rock’n’roll e recreação para as crianças. O evento é sem fins lucrativos, para tanto, reforça-se a contribuição espontânea de um quilo de alimento não perecível. “Na edição do ano passado conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos e queremos muito dobrar essa quantidade neste ano”, destaca Fontana.

ABAIXO UMA SEQUÊNCIA DE IMAGENS

É um evento diurno e o parque Conta Dinheiro fica assim, colorido, durante os três dias…

Uma image mais próxima dá ideia da diversidade de veículos antigos presentes no evento

Veículos que muitos da nova geração nem sabem que existiram (e fizeram sucesso)!

Possantes que sempre foram ‘pau pra toda obra’ no transporte, agora são verdadeiros monumentos à paixão pelos motores do passado

SETOR MOVIMENTA A ECONOMIA

Quem me contou detalhes sobre a importância do antigomobilismo foi o empresário Adir Zaparolli, sócio proprietário da Zonta Motosserras no bairro Coral. Proprietário de duas relíquias sobre rodas, Zaparolli observava sobre o quanto eventos como esse de Lages movimentam a economia. São pessoas de várias partes do Estado, do Brasil e até outros países, que se integram apresentando seus modelos antigos e conferindo as ‘novidades’.

Um registro que fizemos de Adir Zaparolli com seu possante absolutamente original que, sempre que pode (ele e seus veículos) frequenta eventos como esse programado para Lages neste final de semana.

Fotos: DF7 Imagens Aéreas e divulgação

Continue Reading
Geral

Gol ainda não liberou vendas

COMPANHIA AÉREA ANUNCIOU VENDAS DO VOO ENTRE CORREIA PINTO E CONGONHAS (SP) A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA, 31

Logicamente que não há pressa até porque são quase quatro meses que nos separam do início das operações da Gol Linhas Aéreas no aeroporto de Correia Pinto, no voo até Congonhas (SP). Entretanto, por curiosidade e porque a empresa havia anunciado que iniciaria a venda de passagens nesta quinta-feira, 31 – para sabermos e exteriorizar a política de tarifas – acessamos o portal da Gol. Por enquanto, as referidas passagens não foram colocadas à venda. Mas é coisa de uma hora para outra que isso acontecerá.

Simulamos o embarque no primeiro dia de operações e retorno no sábado imediato. Os voos serão nas terças, quintas e sábados.

AEROPORTO EM OBRAS

Enquanto a Gol não inicia a operação, o aeroporto de Correia Pinto recebe obras complementares para estar em perfeita condiçao de receber as aeronaves da companhia. São investimentos na ordem de R$ 2,8 milhões dos quais um valor de R$ 1.500.000,00 decorrem de uma emenda impositiva do deputado Lucas Neves (Podemos). O parlamentar é daquela tese – verdadeira – de que o empreendedor que mira a Serra Catarinense para investir e gerar empregos não chega na região pela rodoviária, mas de avião. Daí a importância do investimento e da retomada dos voos.

Lucas Neves e o ritual de ‘semear’ recursos para demandas da Serra Catarinense por entender a importância desses aportes para áreas como a da retomada de voos para SP

Continue Reading
Geral

2022: 13 de Lages queriam Alesc

FALTANDO 14 MESES PARA IRMOS ÀS URNAS, COMEÇA O RITUAL DE COLOCAÇÃO DE NOMES PARA A DISPUTA

Existem alguns tipos diferentes de candidatos (e candidatas) nas eleições proporcionais (Deputado Estadual e Federal). Há aqueles com potencial de votos e chances de êxito, outros que acreditam possuir votos para lograr êxito e os ‘boi de piranha’ que os partidos (ou lideranças das siglas) escalam para fazer votos e ajudar os que têm chances a carimbar a votação. Em troca, os pangarés do cenário ganham, em alguns casos, espaços como assessores ou cargos diversos.

VAIDADE OU MISSÃO PARTIDÁRIA

Faltando superarmos agosto e setembro para estarmos a um ano de irmos às urnas em 2026, já há nomes performando no cenário para a disputa eleitoral, especialmente ao cargo de deputado Estadual. Como sempre, nomes que estão a serviço do partido ou da vaidade, porque o potencial de agregar 30.000 votos ou mais é absolutamente distante da realidade. Mas são pessoas que não se pode tirar o direito de concorrer, como ocorreu em 2022 quando 13 (isso mesmo, treze!) nomes se lançaram ou foram lançados focando o eleitorado principal de Lages.

DOIS ELEITOS EM 2022

Marcius Machado (PL) – Ele foi o mais votado de Lages. Dos votos válidos da cidade, de cada quatro eleitores, um votou nele, somando 24.297 votos na cidade.

Lucas Neves (Podemos) – Ele acabou fazendo menos voto que na eleição de 2018, mas os 15.081 votos obtidos em Lages foram determinantes para conquistar a cada na Alesc.

OUTROS ONZE NA DISPUTA

Pela ordem de votação, outros 11 nomes locais ou regionais disputaram votos dos eleitores lageanos:

Polaco (PSD) – 5.437 votos

Jonata Mendes PTB) – 3.495 votos

Toni Duarte (PDT) – 3.357 votos

Samuel Ramos (União) – 2.934 votos

Gerson dos Santos (PSD) – 2.748 votos

Katsumi Yamaguchi (PP) – 1.749 votos

Cláudia Bratti (PT) – 1.003 votos

Juarez Matos (MDB) – 679 votos

Dani Carneiro (PSB) – 513 votos

Sergio Godinho (DC) – 215 votos

Oberziner (Avante) – 194 votos

Dos mais de 125.000 eleitores de Lages, menos da metade foi às urnas em 2022 votar em nome da cidade ou da região. Foram 61.701 votos atribuídos aos 13 candidatos lançados que tinham como base o município de Lages, o restante dos votos foram para candidatos de outras cidades, anulou-se, votou-se em branco ou o eleitor não apareceu para votar!

Continue Reading
Geral

O progresso cobra seu preço

CONTRASTE NAS CEREJEIRAS FLORIDAS COM E SEM UMA CASINHA ANTIGA QUE ENFEITAVA A SUBIDA DA RUA FREI GABRIEL

Não há um jogar de pedras contra as demolições de construções – em geral casas – antigas para o surgimento de empreendimentos imobiliários modernos. Há de se respeitar o sagrado direito da propriedade onde o dono possa dispor daquilo que é seu para fazer o que entende melhor para sua vivência. E isso inclui a venda de determinado imóvel onde o cobiçado é o terreno e não o que o guarnece, como as casas antigas. Mas que causa um certo saudosismo ao se ver as velhas casas sumindo do cenário, isso é inconteste. Eis um exemplo…

A paisagem até ano passado era assim como a simpática residência rodeada pelas araucárias e as cerejeiras em flor…

Neste ano as araucárias sobreviveram (por enquanto) e as cerejeiras seguem dando espetáculo. Já a casinha…

Um registro da demolição e como são as cerejeiras no mês de dezembro antes das folhas verdes darem lugar ao colorido das flores!

Continue Reading
Geral

Marcius: R$ 1,2 milhão para obra

PARTE DOS RECURSOS PARA RESOLVER O ‘PISCINÃO’ DA AVENIDA BRASIL SÃO RECURSOS DE EMENDA PARLAMENTAR

Secretário de Obras, Coronel Cleber Machado, estima em R$ 4,5 milhões o custo das intervenções na Avenida Brasil e Rua Brasília, para resolver o represamento de água que causa a referência a um ‘piscinão’ perto da rótula do antigo rinhadeiro. Parte desse recurso previsto tem como origem uma emenda parlamentar. Foi o deputado Marcius Machado (PL) que, a partir de um pedido da comunidade do bairro São Cristóvão, contingenciou R$ 1.200.000,00 para ajudar na solução do problema.

Marcius disse que houve uma audiência pública sobre demandas no bairro São Cristóvão (onde ele reside) e a comunidade apontou o problema como uma das frentes que precisa de intervenção do poder público.

TUNNEL LINER DO SÃO CRISTÓVÃO

Porque no passado o Rio Carahá – antes de ser retinho como atualmente – fazia umas incursões em direção ao bairro São Cristóvão, essa coisa de alagamento e represamento de água não é de hoje. E o que se busca para a Avenida Brasil é uma solução aos moldes daquilo costurado nos tempos que o saudoso prefeito Renatinho implementou. Havia um represamento de água nas imediações aos fundos do Hotel Catoni. E a solução foi um tunnel liner cujas estruturas de metal não apenas permitem o escoamento da água, como dão sustentação ao terreno, evitando erosões.

Esse registro do banco de imagens – foto rara, por sinal – é do próprio então prefeito Renatinho, conferindo a implantação do tunnel liner pela rua Rio Grande do Norte com a água oriunda do bairro São Cristóvão desaguando no Rio Carahá.

OBSERVAMOS QUE…

A técnica a ser implementada na Rua Brasília (para receber a água pluvial da Avenida Brasil) não é tipo tunnel liner. A ideia, segundo o Coronel Cleber Machado, será a implementação de galeridas com 2 metros de diâmetro, suficientes para suportar o escoamento de água da chuva em grande quantidade.

Continue Reading