Geral

Fim do piscinão na Avenida Brasil

SECRETÁRIO DE OBRAS DE LAGES ANUNCIA PARA OUTUBRO AS OBRAS PARA DAR FIM A UM TORMENTO NO BAIRRO SÃO CRISTÓVÃO

Colega Amarildo Volpato, produzindo conteúdo para a Rádio Clube FM, conversou com o Secretário de Obras, Coronel Cleber Arruda Machado, sobre uma demanda das antigas em Lages. Trata-se do represamento de água quando de chuvas mais intensas na Avenida Brasil (na altura da rótula do antigo rinhadeiro) causando alagamento da via e interrupção do tráfego de veículos.

OBRA A CAMINHO

Segundo o Coronel Cleber Machado, a ideia é licitar em agosto, contratar em setembro e as obras iniciarem em outubro. “É uma obra que exigirá investimentos na ordem de R$ 4,5 milhões que contará com a parceria do Governo do Estadi”, sinaliza. De acordo com o secretário, parte do trecho da Rua Brasília receberá galerias que permitirão vasão maior de água, impedindo o represamento. “O projeto já está pronto”, garante o titular da Secretaria de Obras de Lages.

Toda chuva mais intensa e essa cena se repete…

A água acumula pela dificuldade de escoamento em direção à Rua Brasília. A solução é ampliar a vasão, providência que estará a caminho até o mês de outubro.

Continue Reading
Geral

Anita pode até demitir efetivos

CORTES E ADEQUAÇÕES INTEGRAM AS AÇÕES PREVISTAS EM ANITA GARIBALDI DEVIDO À QUEDA DE ARRECADAÇÃO

No somatório do primeiro semestre deste ano foram R$ 1.478.000,00 a menos de arrecadação pela prefeitura de Anita Garibaldi em um comparativo com o mesmo período de 2024. A redução de repasse dos royalties das usinas é apenas um dos fatores que contribuiu para isso. Diante de tal realidade, técnicos do TCE/SC emitiram dois alertas ao prefeito Henrique Menegazzo (União). Um deles sobre a referida queda de arrecadação e o outro alerta sobre os reflexos dessa redução da receita no índice da folha de pagamento do funcionalismo.

ADEQUAÇÕES A CAMINHO

Henrique Menegazzo aponta que desde o início do ano tem trabalho com austeridade, cortando gastos e eliminando despesas, até porque herdou uma dívida de mais de R$ 22 milhões para resolver. Tanto é verdade que ele nomeou apenas 19 cargos comissionados para ajudá-lo na gestão. E diante da queda da arrecadação, Menegazzo disse que iria chamar a equipe para apertar ainda mais o cinto. “Vamos cortar horas extras e, se necessário, as gratificações. E caso isso não seja suficiente, teremos que demitir comissionados”, aponta o prefeito de Anita Garibaldi.

DEMISSÃO DE EFETIVOS

Não está fora do radar, embora seja menos provável, a hipótese de demissão de servidores efetivos (aqueles chamados no concurso do ano passado e que estão em estágio probatório). Essa medida teria que ser adotada, caso as outras não sejam suficientes para equilibrar os gastos com a folha e a arrecadação continue caindo. “Não queremos chegar a esse ponto, mas tudo vai depender do quadro de estabilidade que buscamos a partir do aumento da arrecadação nos meses seguintes”, resume Henrique Menegazzo.

Prefeito Henrique com a vice Vera de Matos, em um registro do ano passado, nos tempos da campanha, com o deputado Lucas Neves e os desafios que está tendo que enfrentar devido à redução de arrecadação e os gastos em setores como o pagamento da folha do funcionalismo.

Continue Reading
Geral

Asfalto na Carahá: Agora pode?

A REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA FOI ABORTADA PARA QUE FOSSE FEITA UMA OBRA MAIS AMPLA. DAÍ QUE…

Ano passado o governador Jorginho liberou R$ 26,7 milhões para a revitalização completa da Avenida Carahá. A ideia era recapeamento total ao longo dos 8 km (como são dois sentidos totaliza 16 km) desde o trevo do Triângulo até o bairro Caça e Tiro. Entretanto, como a gestão anterior não executou a obra (porque não deu tempo, digamos), a nova gestão optou por destinar os recursos para outras frentes de melhorias da infraestrutura.

MOTIVO DA MUDANÇA

A razão da decisão é que antes de um novo asfalto, a avenida precisaria (e ainda precisa) da substituição das redes de água pluvial e esgoto. E isso, ao invés de R$ 26 milhões, demandaria um aporte próximo a R$ 70 milhões para revitalizar toda a extensão da avenida. Decisão que faz sentido até para não se colocar uma camada nova de asfáltica e periodicamente a Semasa precisar fazer intervenções para corrigir a rede.

OCORRE QUE…

Na semana passada iniciaram as obras de revitalização de um trecho de 1.100 metros da avenida (entre a rua Frei Gabriel e Presidente Vargas), por sinal, um trecho de menos fluxo e onde a via está menos ‘detonada’. Segundo a informação oficial “concluído o ensaio de deflexão, para que sejam conhecidas as particularidades técnicas da avenida, as etapas seguintes são a preparação de toda a extensão a ser recapeada, e o lançamento de massa asfáltica“. Não consta que haverá susbtituição de redes onde será lançada a referida massa.

AINDA CONSTA QUE…

De acordo com planejamento da prefeitura, o serviço será executado pelos próximos dois meses, com orçamento total de R$ 4 milhões, oriundos do Governo do Estado. Nas etapas seguintes, outros trechos de maior desgaste serão contemplados. Mas se a ideia era seguir o planejamento original de recapeamento asfáltico, a obra poderia ter sido (ou estar sendo) executada em todo o trajeto com os referidos R$ 26,7 milhões liberados ano passado.

A etapa inicial do trabalho consistiu na ‘leitura’ do pavimento através da técnica de deflexão que orienta o tipo de intervenção a ser feita em cada trecho

Continue Reading
Geral

Rede de gás se expande em Lages

EMPREITEIRA A SERVIÇO DA SC GÁS AMPLIA RAMAIS DE ABASTECIMENTO CANALIZADO EM LAGES

Depois de chegar a Lages (via BR-470, SC-114 e BR-282), a rede de gás natural segue alguns percursos para atender clientes em potencial. Nesse sentido, as obras estão divididas em três etapas: Uma delas ao longo da parte alta (na BR-116), outra no ramal a partir da Avenida Santa Catarina até a unidade da JBS (divisa de Lages com Capão Alto) e também na área urbana, pela Avenida Camões em direção à Área Industrial da BR-282.

AUTORIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

A SCGás recorreu à Seplam para obter as licenças e autorizações necessárias (exceto o trecho relativo à BR-116, de competência federal) e assim, encaminhar as atividades no Município. “Estamos cientes que transtornos em vias públicas em horários de pico podem ocorrer, de modo que a Diretran também estará acompanhando”, explica o secretário Malek Dabbous.

Já o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, reforça que diversas reuniões envolvendo também a Seplam, já ocorreram para tratar de assuntos semelhantes e salienta porque a atuação conjunta é fundamental. Ele cita que:

“É evidente que tudo precisará transcorrer dentro dos padrões, sem prejuízos à infraestrutura da cidade. Como se trata de perfurações, estamos atentos para que as redes de drenagem, por exemplo, não sejam afetadas. Além de indicar nossas estruturas mapeadas na cidade, também fiscalizaremos todas as normativas vigentes para a segurança dos envolvidos”.

Continue Reading
Geral

PT se define em Lages e SC

FILIADOS ESCOLHERAM EM SEGUNDO TURNO QUEM PRESIDE O PARTIDO EM ÂMBITO DE MUNICÍPIO E ESTADO

Foi concluído neste último domingo de julho o PED – Processo Eleitoral Democrático – realizado dentro do PT. Em Lages estavam disputando a presidência do partido a advogada Cláudia Bratti, que concorreu à prefeita na eleição do ano passado, e o professor Arthur Rodrigues, que somou mais de 1.500 votos à Câmara no mesmo pleito. Com um placar que apontou apenas 3 votos de diferença, o professor Arthur foi eleito com 105 votos dos filiados.

Este é o professor Arthur, o petista bom de voto de Lages, que venceu a disputa para presidir o PT na maior cidade da Serra Catarinense

FABIANO VENCE EM SC

Nesta segunda-feria, 28, ainda serão contabilizados os votos da disputa estadual em segundo turno entre os deputados Fabiano da Luz e Luciane Carminatti. Mas ainda na noite de domingo foi anunciada a vitória de Fabiano na disputa pela presidência do PT em Santa Catarina. Ele já havia ficado em primeiro lugar no primeiro turno – em 6 de julho -, mas havia expectativa que os votos atribuídos ao deputado Padre Pedro fossem direcionados à Carminatti e ela vencesse no segundo turno. Mas Fabiano da Luz manteve a dianteira e é o novo presidente do PT no Estado.

Aqui a bancada do PT na Alesc com o novo presidente Fabiano da Luz (direita), a professora Luciane Carminatti que perdeu a disputa e ainda Padre Pedro (esquerda) e Saretta (em pé)

Continue Reading
Geral

‘Estrada Boa’ na Coxilha Rica?

PREFEITA PARTICIPOU DO QUE A ASSESSORIA CHAMOU DE ‘VISITA TÉCNICA’ EM ALGUMAS FAZENDAS CENTENÁRIAS

Acompanha da Secretária de Turismo (Ana Vieira), a prefeita Carmen Zanotto utilizou parte de um expediente desta semana para ir até a Coxilha Rica. Visitou algumas fazendas centenárias para conhecer melhor ‘o produto’ turístico que tais referências se constituem. Ainda não está bem claro o que se quer em termos de apresentar a região como atrativo turístico, com roteiro, hospedagem e tudo que integra uma rota de visitação. Mas passos estão sendo dados nesse sentido.

A Coxilha Rica é potencialmente uma região turística. Entretanto, é preciso um trabalho conjunto de proprietários rurais (que tenham interesse) e o poder público, para transformar a região em rota de visitação.

A prefeita conheceu de perto, com orientação do adjunto da Agricultura (Ronaldo Duarte), a potencialidade econômica da Coxilha Rica incluindo reflorestamentos e extensas áreas plantadas, além da infraestrutura que a prefeitura está disponibilizando (estradas e pontes) em parceria com a iniciativa privada, a partir da atuação de empresas como a Klabin.

ESTRADA BOA NA COXILHA?

Há quem aponte que a ‘expedição’ da prefeita Carmen Zanotto foca a visualização in loco de trechos de estradas onde ela gostaria de inserir o projeto Estrada Boa Rural. Se é isso, futuramente poderemos ter pedaços das estradas da Coxilha Rica com asfalto rasgando os sertões!

Continue Reading