ABDON BATISTA SAI NA FRENTE, ENCAMINHA DOCUMENTOS E PODE SER O PRIMEIRO MUNICÍPIO A ADERIR AO ESTRADA BOA
Abdon Batista, distante 20 km da BR-282 e 110 km de Lages, não quer figurar apenas como primeiro quando o assunto é a ordem alfabética que relaciona as cidades catarinenses. Há encaminhamentos práticos para que o município venha aderir ao Estrada Boa Rural, onde a prefeitura custeia a metade e o Governo do Estado os outros 50% do asfaltamento entre determinado local (já pavimentado) e uma localidade rural.
E a primeira estrada que está no radar para ganhar asfalto é a que liga a área urbana de Abdon Batista à localidade de Santo Antônio, onde está o Mirante (foto acima), às margens do alagado da Usina Garibaldi.
Este trajeto possui 2.500 metros desde a área urbana de Abdon Batista e está recebendo, neste final de outubro, trabalhos de terraplanagem visando o asfaltamento ainda neste ano.
Este registro é da equipe liderada pelo prefeito Lucimar Salmória (MDB) ainda em setembro, entregando documentação para a adesão de Abdon Batista ao Estrada Boa Rural, durante agenda na SEI – Secretaria de Estado da Infraestrutura de SC.
E NOS DEMAIS MUNICÍPIOS?
Não há novidade sobre a adesão de outros municípios, inclusive Lages, ao Estrada Boa Rural. Em municípios de menor suporte financeiro como Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi, por exemplo, o receio é com a contrapartida que exigirá comprometimento de finanças futuras. Também preocupa o fato do projeto de asfaltamento não ser resistente ao ponto de suportar tráfego pesado do transporte de cargas e maquinário agrícola. Em Lages, da mesma forma, não há fato novo recente sobre a adesão, embora a concepção do projeto aponta a ideia de se pavimentar um trecho em 2025 e outro em 2026.





