Geral

Ainda o pedido contra Elizeu Matos

EMEDEBISTA ELEVA O TOM, APONTA PERSEGUIÇÃO E AFASTA QUE TENHA RENUNCIADO PARA FUGIR DE IMPEACHMENT

Bastante forte e até exagerada a manifestação oficial, através de nota, do candidato a prefeito Elizeu Matos. Vê inimigos imaginários ao atribuir a adversários (políticos) o inferno astral enfrentado pelo pedido de impugnação da candidatura pelo MPE/SC. “Mais uma vez estou aqui para falar de um assunto que os adversários insistem em usar para enganar vocês“. Atente-se que nenhum dos adversários no pleito tocaram no assunto.

NARRATIVA DA PERSEGUIÇÃO

Também na nota oficial o candidato do MDB fala que “é mais uma ação premeditada da perseguição que venho sofrendo desde 2014“. Puxa para o discurso político ao atribuir ao que supostamente seria perseguição não contra ele “mas sim, uma obstinada perseguição contra o povo de Lages. Eles não querem que o povo volte à prefeitura“.

MAIS DISCURSO POLÍTICO

Elizeu ataca o Promotor de Justiça ao falar que “todo mundo está vendo o crescimento da minha candidatura nas ruas. Isso coloca o nobre promotor num anseio doentio de me ver fora da disputa“. Ele ainda apela ao cidadão (eleitor) que o ajude a enfrentar a situação, em um aceno para que a candidatura seja reforçada com aqueles que o veem como um perseguido pelo ‘sistema’.

RAZÃO DA RENÚNCIA

Faltando 65 dias para terminar o mandato, Elizeu Matos, 12 dias após a morte da esposa, comunicou a Câmara de Vereadores sobre a renúncia. O vice Toni Duarte o substituiu nos dois meses finais da gestão. No noticiário da época foi exteriorizado que a razão da renúncia fora familiar, para cuidar dos filhos. Meios de comunicação locais, estaduais e nacionais destacaram a renúncia como se observa na página do Portal UOL:

Para desconstruir aquilo apontado pelo Ministério Público Eleitoral, Elizeu Matos insiste no que foi exteriorizado à época: a renúncia para cuidar dos filhos. E nesse caso, não guardaria relação com o ato (de renúncia) para fugir de um eventual impeachment que, daí sim, caracterizaria a inelegibilidade.

CANDIDATURA NAS MÃOS DA JUSTIÇA

A afirmação de Elizeu Matos de que é ‘candidato contra tudo e contra todos’ é um discurso para dar sustentação à militância e ao projeto. Até porque a candidatura não depende dele, mas da Justiça Eleitoral. Caberá ao titular da 104ª Zona Eleitoral decidir pelo deferimento ou não do pedido de impugnação da candidatura. E daquilo que for decidido em Lages caberá recurso ao TRE/SC tanto de Elizeu quanto do MPE/SC que patrocinou o pedido.

GUERRA E FACA NOS DENTES

Integra a nota direcionada ‘ao povo de Lages’ trecho onde o candidato do MDB trata a disputa como uma guerra. “Vamos juntos enfrentar esta guerra (…). Acredito na justiça e na verdade real, e não na injustiça!“. E ainda recorre a um jargão de batalha ao falar em faca nos dentes. “Cabeça erguida e com faca nos dentes, contra tudo e todos os perseguidores“.

É muito difícil ler o desdobramento da situação enfrentada pelo candidato do MDB. Não dá para concluir se o episódio o fortalece ou reforça a instabilidade da candidatura. Somente o tempo e, adiante, as urnas irão apontar. Se ele concorrer, é claro porque, como observamos, o destino político de Elizeu nesta eleição está nas mãos do Judiciário Eleitoral.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *