Geral

Alesc: Quantos se elegem em Lages?

FERNANDO AMARAL, LIDERANÇA AQUI DE LAGES, LANÇA INDAGAÇÃO EM REDE SOCIAL SOBRE A ELEIÇÃO A ESTADUAL EM 2026

Cabo eleitoral bom de voto, Fernando Amaral tem peregrinado nos bastidores das lidas políticas da paróquia. Neste começo do mês ele lançou uma pergunta a seus seguidores em rede social sobre qual dos deputados (Lucas Neves ou Marcius Machado) se elege no pleito do ano que vem.

Aproveitamos a carona para ponderar a respeito…

OS DOIS E MAIS

Os recursos de emendas, as articulações, as cruzadas em defesa deste ou daquele tema, evidenciam a importância da representatividade política. Apesar de, às vezes, no âmago de aparecer, deputados como Lucas Neves tentarem emplacar discurso que o eleitor que não é burro percebe que é só falácia, os dois parlamentares têm atuação que merecem a reeleição. Merecem e têm torcida para isso, inclusive nossa!

E MAIS

Além de Lucas Neves e Marcius Machado, também há torcida para que Elizeu Matos, finalmente, dê a volta por cima, conquistando uma vaga como deputado pelo MDB. Ele só precisa se alinhar mais com o partido porque a ala que comanda a sigla anda meio chateada com o ex-prefeito lageano. Observe-se que os três (Lucas, Marcius e Elizeu) não disputam eleitores em Lages. Quem vota em um nem sonha em dar o voto a outro. Logo…

A escadinha da tendência eleitoral proporcional à Alesc em 2026: Marcius é o rei do voto, tendo chegado a quase 40.000 na eleição de 2022. Lucas Neves reduziu a votação em Lages, mas conquistou uma vaga na bacia das almas e Elizeu tem o espólio dos 21.021 votos conquistados no pleito a prefeito e toda uma vontade da pelegada e de outros não pelegos que querem vê-lo retornando à Alesc.

LOGO

Seria importantíssimo para Lages e Serra Catarinense ter os três no parlamento a partir de 2027. E o trio tem chances. Porém, precisam manter a pegada e fazer a parte deles, não entrando em bola dividida como o episódio recente em que Lucas foi alvo de reclamação de Marcius por postura inadequada perante o colega e conterrâneo. Torcida não falta que tenham êxito!

E PARA FEDERAL, A QUANTAS ANDA?

Atualizando o ‘mercado de nomes’ para a disputa do espaço que era ocupado por Carmen Zanotto na Câmara Federal, em não obtendo êxito na cruzada onde busca a vaga de Jorge Seif no Senado, Raimundo Colombo é o nome que mais reúne condições de somar uns 150.000 votos, conquistando uma das vagas a Federal. Nos nomes cogitados em bastidores, circula ainda a hipótese de Juliano Chiodelli (pelo Podemos) e Samuel Ramos (pelo grupo do Paço).

Colombo e os dois mais jovens em um dos cenários pela busca de votos à Câmara Federal. O potencial de Colombo, caso pretenda disputar, é grande por causa do fato de conseguir votos em praticamente todos os municípios catarinenses por ter sido governador por dois mandatos em SC.

IMPORTANTE OBSERVAR QUE...

O post não está inventando nomes para a disputa do ano que vem, mas citando um cenário dentro da realidade atual. Logicamente que novas lideranças podem surgir, outras podem perder espaço, como é o caso de Jair Júnior. O vice era cotado, por exemplo, para ser o nome do Podemos a Federal. Agora nem perto da propaganda eleitoral deverá passar em 2026.

Aliás, recorrendo a esse registro de arquivo e sem querer ficar remoendo o assunto, mas o que estaria pensando o saudoso Bruno Hartmann se vivo estivesse e testemunhasse o colega de partido protagonizando os noticiários recentes que envolvem o vice?

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *