PROCEDIMENTOS SÃO REALIZADOS NO HNSP COM PROVIDÊNCIA CUSTEADA PELO SUS
Focando a expansão da oferta de procedimentos de alta complexidade, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres já realizou 17 neurocirurgias endovasculares de Trombectomia Mecânica (TM). Elas são voltadas ao tratamento do AVC Isquêmico Agudo em pacientes da Serra.
SOBRE AS NEUROCIRURGIAS
O procedimento tem por finalidade melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois reduz o risco de deterioração neurológica e traz maior independência funcional aos que sofreram o AVC. A Secretaria de Estado da Saúde concedeu a habilitação estadual em janeiro deste ano e o HNSP vem avançando nos procedimentos cirúrgicos pelo SUS.
SOBRE A CIRURGIA
A Trombectomia Mecânica é um procedimento cirúrgico realizado para desobstruir e restaurar o fluxo sanguíneo cerebral. Nela são utilizados cateteres para conduzir um dispositivo até os grandes vasos que apresentam a obstrução causada pelo coágulo. A intervenção é recomendada em situações em que os sintomas se manifestem dentro de uma janela crítica de 8 a 24 horas.
PALAVRA DO MÉDICO
O médico Gibrail Dib é neurocirurgião, neurorradiologia intervencionista e chefe do serviço na instituição de saúde de Lages e detalha a atuação:
“O Nossa Senhora do Prazeres é um hospital certificado pela World Stroke Organization, assim como pela Angels, organizações globais com foco exclusivo em AVC. Contamos com um setor de tratamento de AVC disponível 24 horas por dia, com neurologistas à disposição. Além disso, contra referenciamos os pacientes para reabilitação, realizada após a alta do paciente no Centro Especializado em Reabilitação da Uniplac, onde acompanha-se a evolução clínica e neurológica, além de auxílio na correção de eventuais sequelas que o paciente possa ter”.
Doutor Gibrail (vestimenta azul escura) lidera a equipe que tem dado qualidade de vida e redução de efeitos colaterais àqueles acometidos por AVC, a partir de procedimento no HNSP
Conteúdo e foto: Josiane Ribeiro