Geral

BR-116: Cronograma espanta

REPACTUAÇÃO DO CONTRATO DE CONCESSÃO PREVÊ OBRAS EM LAGES PARA A PRÓXIMA DÉCADA

A reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com gestores da Arteris S.A. que administra a concessão da BR-116 através de Autopistas Planalto Sul trouxe realidades que não se constituem novidades, mas que chegaram a causar espanto entre os presentes no evento realizado na Acil. Tudo por causa do cronograma de aporte em forma de obras para remunerar a ‘prorrogação’ do contrato.

COISA PARA O FUTURO

De antemão fica claro que a Arteris não está acenando entregar melhorias a curto prazo. Essa é a única parte boa da informação: cronograma real, honesto, sem criar expectativa falsa. Mas vivemos realidades, por exemplo, que o prefeito ou prefeita que se eleger em outubro, mesmo se reelegendo em 2028, não testemunhará o início das obras de implantação de vias marginais na Área Industrial, visto que tais melhorias são previstas a partir de 2033.

Este éo cronograma entregue pela Arteris S.A. para a ANTT buscando a aprovação da repactuação do contrato de concessão. A duplicação na área urbana de Lages está prevista para iniciar em 2030 e as vias marginais somente depois de 2033

São 11,8 km de vias marginais nos dois sentidos da BR-116 na parte alta de Lages. Mas nada para imediatamente

Não se exteriorizou questionamentos, mas outra mudança com a proposta de repactuação é a redução da duplicação da BR-116 no trecho que corta a área urbana. Comos e vê no mapa acima, a rodovia será duplicada somente entre a altura do Parque Ecológico e o acesso ao Rancho Rochedo – e não mais do acesso norte até a ponte do rio Caveiras.

‘PRAZO INACEITÁVEL’

Na condição de candidata nas eleições municipais deste ano, a deputada Carmen Zanotto (Cidadania) acompanhou a reunião do Fórum Parlamentar, integrando a plateia do evento. Via assessoria se manifestou entendendo como inaveitável o prazo previsto. “É, no mínimo, absurdo. E isso nós não vamos aceitar, nem na condição de parlamentar e muito menos como representante oficial a partir de janeiro do município de Lages (…). A gestão municipal precisa se posicionar e manter uma posição firme. Precisamos que essas obras aconteçam muito antes do que está sendo previsto”. Foi o que declarou Carmen Zanotto.

Carmen Zanotto na plateia durante a reunião do Fórum Parlamentar que colocou a questão da readequação do contrato de concessão da BR-116 na pauta

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *