FOLHA DA SERRA CONFUNDIU O PROJETO DE DUPLICAÇÃO DA RODOVIA COM A IMPLANTAÇÃO DE TERCEIRAS FAIXAS
Porque nem sempre se consegue estar no local dos fatos e os releases acabam norteando a informação (e isso é compreensivel), às vezes se exterioriza um equívoco dando a entender realidade diferente daquilo que realmente é. O bom jornal Folha da Serra que circula em Lages apresenta em sua manchete principal de capa nesta semana uma verdadeira ducha de água fria àqueles que aguardam pela implantação de terceiras faixas na BR-282, entre Lages e Florianópolis.
É compreensível e respeitável a angústia ao tratar do assunto, lançando o prognóstico de que, na melhor das hipóteses as obras iniciariam dentro de três anos (final de 2027) pelo que consta na informação complementar da manchete.
SOBRE O EQUÍVOCO
Na verdade o cronograma apresentado com a ausência de previsão de obras não é para as terceiras faixas. O release distribuído pela Acil, no qual o Folha da Serra baseou a manchete, fala em que o EVTEA -Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica até a BR-116 (km 223 da BR-282) está concluído. Logo, não se trata de terceiras faixas porque essas não dependem de EVTEA e nem se prolongam (estudos) até o cruzamento entre BR-282 e BR-116 em Lages. Aquilo informado pela Acil é o projeto de duplicação da BR-282, de fato algo que não é para imediatamente. Tanto que está previsto apenas o projeto a médio prazo e não a obra em si.
SOBRE AS TERCEIRAS FAIXAS
Tais melhorias têm tendência de uma celeridade maior que aquela citada pelo Folha da Serra. A elaboração dos projetos, salvo melhor juízo, é para estar em andamento, constituindo-se algo menos complexo que aquele para a duplicação da BR-282. Foi lançada ainda no ano passado a licitação nesse sentido.
Essa licitação com data de novembro do ano passado precisou ser relançada em março devido a adequações paraa a exigência do trecho. Incluiu-se, por exemplo, melhorias em Alfredo Wagner onde o fluxo do Alto Vale (Rio do Sul e Ituporanga) se soma àquele da BR-282.
SOBRE AS TERCEIRAS FAIXAS
As terceiras faixas se constituem um adendo à rodovia, um complemento na pista para dar maior segurança ao usuário. E o projeto prevê o trecho a partir de Alfredo Wagner em direção a Palhoça para receber essas melhorias. Até porque, entre Lages e Bom Retiro, temos uma rodovia com trânsito menos engessado e fluxo menor se comparado a esse da Grande Florianópolis onde estão previstas terceiras faixas. O certame licitatório escolhe uma empresa que projete 12 terceiras faixas no trecho entre Palhoça e Alfredo Wagner. São oito faixas no sentido Serra e outras 4 no sentido Litoral. A extensão total da novas vias é de 15 quilômetros dando uma média de 1,2 km para cada uma das terceiras faixas.
As terceiras faixas serão implantadas aos moldes daquelas que já foram viabilizadas na subida de Águas Mornas em direção a Rancho Queimado na BR-282