CARGOS QUE SOMARÃO GASTOS EM QUATRO ANOS DE R$ 2 MILHÕES TIVERAM SANÇÃO DA PREFEITA CARMEN ZANOTTO
Naturalmente não seria o apelo do vereador Joinha (da bancada da raivinha) para que a prefeitura Carmen Zanotto não sancionasse a lei do trem da elegria na Câmara que mudaria alguma coisa. É que mesmo sem sanção da prefeita, o projeto retornaria ao legislativo e, os mesmos vereadores que votaram pela aprovação, derrubariam o veto e dariam validade à farra, digo, à lei. De qualquer forma, a prefeita preferiu não se bicar com a base que lhe dá sustentação na Câmara e caneteou o projeto bem devereda e o presidente Maurício Batalha e seus pares podem chamar os indicados para os cargos.
Além de todo o aparato de profissionais que atuam na Câmara e de assessores individuais para cada vereador, o presidente Maurício Batalha ampliou sua lista de ‘ajudantes’. O quadro acima aponta a criação de mais uma vaga para atender as necessidades de despachos do comandante da Câmara.
Não há informação se o presidente Batalha está pensando em ampliar a Câmara de Vereadores para caber tanta gente ou se haverá rodízio no expediente para evitar tumulto
NADA DE TÉCNICO PARA AS ÁREAS
Importante observar que os cargos que foram criados, embora haja previsão de remuneração mais robusta (entre 3 e 6 salários mínimos mensais), não exige qualificação mais ampla. Para a Procuradoria da Mulher, por exemplo, o recomendável seria uma assessoria cuja pessoa tenha formação em áreas como Direito ou um curso superior correlato. Para mídias sociais, um assessor com formação mínima na área. Mas nada disso. Tudo que a lei determina é que os ocupantes das assessorias criadas tenham diploma de ensino médio (2º grau).
Vereadora Bruna Uncini, que foi um dos nove votos pela aprovação, foi às redes sociais justificar a adesão ao projeto. Disse que perto de outras Câmaras de Vereadores de SC, Lages é a de que tem menos estrutura de pessoal e que essa agregação de pessoas a mais é para que os vereadores consigam ‘entregar mais serviços’ na função que executam. Inclusive ela, na cruzada em defesa da causa animal.