Geral

Casarão volta a ficar iluminado

O ESPAÇO QUE LEVA O NOME DO SEU ILUSTRE MORADOR (JUCA ANTUNES) É UMA DAS EDIFICAÇÕES MAIS ANTIGAS DE LAGES

Estamos falando de um imóvel tão antigo que mal fazia 5 anos que havia terminado a Guerra dos Farrapos quando ele foi erguido. Data de 1850 a construção do Casarão Juca Antunes, denominado assim por ser a residência do Coronel José Antunes Lima. Constitui-se um dos imóveis mais antigos de Lages (em pé), tendo sido tombado no início deste século pela FCC. O espaço que foi revitalizado pela CTG Brasil, investidora de empreendimentos como a Usina Garibaldi na Serra Catarinense, estava ‘meio apagado’ por causa da iluminação ausente.

O CASARÃO ALUMIANDO

Em um trabalho cuidadoso para respeitar o tombamento histórico, a equipe da Fundação Cultural de Lages liderou as providências para que o velho casarão volte a chamar atenção daqueles que passam pela esquina das ruas Benjamin Constant e Coronel Córdova. O local recebeu as luminárias previstas no projeto de revitalizão, dando um contraste bem bacana de um dos últimos imóveis erguidos no estilo arquitetônico luso-brasileira.

A iluminação indireta, respeitando os preceitos do tombamento que torna a estrutura intocável (em termos de intervenções) permite visualizar à noite a beleza do velho casarão…

Nos idos de 2020 o imóvel passou por uma revitalização, projeto autorizado pela FCC e executado através de apoio cultural do grupo CTG Brasil. A estrutura está sob a responsabilidade da Fundação Cultural de Lages que interviu para devolver o modelo de iluminação noturna no local.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *